X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

IPTU 2025: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 19 DE FEVEREIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time06/01/2025 16:13

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2025. Confira as datas!

CÂMARA METROPOLITANA APRESENTA EM CAXIAS PLANO DE DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO

CÂMARA METROPOLITANA APRESENTA EM CAXIAS PLANO DE DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO

person access_time06/04/2018 16:24

A Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Estado do Rio de Janeiro apresentou nesta sexta-feira (06), na sede da Prefeitura de Duque de Caxias, em Jardim Primavera, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado para o município. O encontro, realizado pela manhã, contou com a participação de secretários municipais e técnicos dos órgãos envolvidos no projeto. Outras duas reuniões serão realizadas no município. A primeira no dia 17 de abril com os mesmos participantes e no dia 26 de abril com a participação da sociedade civil.

Antes de expor as principais ações do Plano Estratégico, o Diretor executivo do CMIG, Vicente Loureiro, falou sobre a importância do planejamento na região com a criação da Câmara Metropolitana, pelo governador Luiz Fernando Pezão, em agosto de 2014. "Técnicos da Prefeitura poderão opinar e discorrer sobre questões referentes ao planejamento do município que tenham abrangência metropolitana”, afirmou.

O secretário Municipal  de Habitação e Urbanismo, Leandro Guimarães, destacou a importância da integração e a participação de membros das diversas secretarias municipais, devido à necessidade de interligação entre os diferentes setores do desenvolvimento urbano para o desenvolvimento do plano.

O Modelar a Metrópole, ou Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, faz parte do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública e Desenvolvimento Territorial Integrado – Rio Metrópole – Pró-Gestão II, financiado pelo Banco Mundial. A estruturação do plano será coordenada  por um consórcio  formado pelas empresas Quanta Consultoria e Jaime Lerner Arquitetos Associados, escolhido em concorrência internacional.

O Modelar a Metrópole conta com uma equipe de especialistas que trabalha a partir de seis eixos estruturantes da metrópole: expansão econômica; patrimônio natural e cultural; mobilidade; habitação e equipamentos sociais; saneamento e meio ambiente; e reconfiguração espacial. A equipe também incorpora aos seus produtos os subsídios colhidos nas oficinas realizadas regularmente em vários municípios. Nesses encontros, o diálogo com representantes dos poderes públicos municipais e de integrantes da sociedade civil, instituições acadêmicas, empresários e
organizações de classe produz insumos para a elaboração do Diagnóstico e da Visão de Futuro para a região metropolitana.


O PDUI vem reunindo documentos elaborados  visando o desenvolvimento da região e um futuro com mais qualidade de vida, justiça social e igualdade. Serão incluídos no PDUI planos e projetos voltados para Reconfiguração Espacial e Centralidades; Expansão Econômica; Valorização do Patrimônio Natural e Cultural; Mobilidade, Habitação e Equipamentos Sociais; Saneamento e Resiliência Ambiental.

A participação da sociedade fluminense no processo de discussão do Plano também acontece em outras instâncias, criadas para assegurar o acompanhamento sistemático das atividades. O Modelar a Metrópole conta com o Conselho Consultivo do Plano Metropolitano, formado por 172 representantes de organizações de classe, empresariais e da sociedade civil, instituições acadêmicas, lideranças e profissionais reconhecidos pela sua atuação na região. Também existe o Comitê Municipalista Metropolitano, com representantes dos 21 municípios da metrópole; e o
Comitê Estratégico Estadual, que reúne 23 membros de agências governamentais.

A reunião contou com a presença do secretário de Obras João Carlos Grilo,além de representantes das secretárias de Saúde, Habitação e Urbanismo, Trabalho, Emprego e Renda, Procuradoria Geral, Controle Interno, Políticas  de Segurança, Agricultura, Abastecimento e Pesca, Educação e da Procuradoria Geral.

folder_openTags