AÇÕES DE PREVENÇÃO E DE CONTROLE MARCAM O DIA ESTADUAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE EM DUQUE DE CAXIAS
A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove, entre os dias 4 e 8 de agosto, ações voltadas para a prevenção e para o controle da Tuberculose no município. As atividades, realizadas pelo Programa de Prevenção e Controle da Tuberculose, ligado ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), marcam o Dia Estadual de Luta Contra a Tuberculose, comemorado em 6 de agosto.
As ações têm o objetivo de divulgar e de conscientizar a população sobre as formas de prevenção e de controle da doença. Os sintomáticos respiratórios receberão encaminhamento e orientação para a realização da baciloscopia em unidade especializada. Confira as unidades que participam da Semana de Prevenção e Controle da Tuberculose no município, de 6 a 8 de agosto:
* Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias (CMSDC);
* UPH Xerém – UPH Equitativa - UPH Pilar - UPH Saracuruna - UPH Campos Elíseos - UPH Imbariê;
* Unidades Básicas de Saúde (UBS);
* Unidades de Estratégia de Saúde da Família (USF).
Ação Especial na Praça Nelson Mandela - O Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PCT), em parceria com a Gerência de Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde (SES), promoverá no dia 6 de agosto, na Praça Nelson Mandela (Rua São Paulo, n. 24 - Centro – DC), das 8h às 16h, uma grande ação de saúde em comemoração ao Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose. A programação contará com a presença da Unidade Móvel da SES-RJ, voluntários da ONG Amires, do Instituto Vila Rosário; além da participação de diversos programas de saúde do município e de atividades de aferição de pressão arterial e de medição de glicose.
Saiba mais sobre a Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões. Os sintomas mais frequentes são febre, tosse, perda de peso, dor no peito e cansaço excessivo.
Embora pareça uma doença do passado, dados do Ministério da Saúde mostram que a tuberculose está entre as 10 principais causas de morte no mundo. Duque de Caxias conta com o Programa de Combate à Tuberculose (PCT) nos quatro distritos. O programa faz acolhimento, de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Centro Municipal de Saúde (adulto e infantil), nas UPHs Xerém, Pilar, Campos Elíseos, Parque Equitativa, Saracuruna e Imbariê, UBS Antônio Granja, UBS Adilson Braga (Bom Retiro) e todas as unidades de Estratégias da Saúde da Família (USFs).
