MATERNIDADE DE SANTA CRUZ DA SERRA CELEBRA O DIA MUNDIAL DE DOAÇÃO DE LEITE MATERNO E LANÇA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE FRASCOS PARA ARMAZENAMENTO DE LEITE

person access_time20/05/2023 19:53
A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, através da Maternidade de Santa Cruz da Serra, deu início, nessa sexta-feira (19), Dia Mundial da Doação de Leite Humano, à campanha para doação de frascos de vidro para armazenamento de leite materno, que serão encaminhados ao Banco de Leite do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN).

Para abrir a campanha, a equipe de enfermagem da Maternidade realizou uma roda de conversa sobre aleitamento materno com as puérperas e acompanhantes da unidade.

"Neste dia 19 de maio estamos lançando a nossa campanha de mobilização e arrecadação de frascos de vidros que serão usados para o armazenamento de leite pelo Banco de Leite do Hospital Adão Pereira Nunes. Para marcar a data, também estamos promovendo uma ação educativa com as recém-mamães e seus acompanhantes”, informou a diretora de Enfermagem da Maternidade de Santa Cruz da Serra, Rosa Talayer.

A recém-mamãe Jennifer Venâncio, moradora de Duque de Caxias, participou da roda de conversa com seu filhinho Téo, de apenas um dia, e falou da importância do leite materno para o desenvolvimento dos bebês. Ela, que é mãe de outros três filhos, destacou que todos foram amamentados com seu leite, e que Téo também será.

"O Téo é o meu quarto filho e sei muito bem da importância que a amamentação tem para os bebês. Meus filhos são saudáveis e sei que devo muito isso ao leite materno. Essa campanha é importante para que as mães tomem consciência disso e para que aquelas que têm leite excedente possam doar. É uma ajudando as outras!", destacou Jeniffer.

Campanha "O amor cabe em um potinho"

Pelo segundo ano, a Maternidade de Santa Cruz da Serra promove a campanha de arrecadação de frascos de vidro. Este ano, a unidade conta ainda com o apoio da FUNDEC e da Secretaria de Assistência Social.

É importante destacar que os frascos devem ser de vidro, com tampa de plástico e boca larga, como os de café solúvel e maionese.

• As doações na Maternidade Santa Cruz da Serra podem ser feitas de segunda a domingo, 24h por dia.

• Nos postos de arrecadação da FUNDEC a coleta acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 22h, nas seguintes unidades:
- Polo da Beleza Casa Dr. Tenorio Cavalcanti
(funciona também aos sábados, das 7h30 às 17h);
- Unidade Jardim Primavera;
- Escola Técnica (Polo Social);
- Unidade Gramacho;
- Unidade Pilar;
- Unidade Santa Cruz da Serra;
- Polo Avançado Igreja Metodista Wesleyana- Xerém.

• Nos postos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h:
- Complexo da Assistência Social: Rua Manoel Vieira, S/N - Vila Centenário;
- CRAS Jardim Gramacho;
- CRAS Imbariê;
- Casa da Mulher;
- Creas e CRAS Figueira.

Doe leite materno, doe esperança!