SECRETARIA DE SAÚDE AMPLIA POLOS DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA NO ENTORNO DA RESERVA BIOLÓGICA NO TINGUÁ

person access_time09/01/2018 16:40

A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, através do Departamento de Vigilância em Saúde, seguindo a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, está ampliando a vigilância e os polos para aplicação da vacina contra a Febre Amarela no município. A partir da confirmação pela Fiocruz do registro da morte de um macaco com resultado positivo para a febre amarela, na região da Reserva Biológica do Tinguá (Nova Iguaçu), divisa com o Distrito de Xerém (Duque de Caxias), a SMS organizou um plano de contenção, formando um cinturão de bloqueio com vacinação e medidas preventivas de combate ao vírus.

Entre as medidas implantadas no município de Duque de Caxias estão:
1 - Capacitação dos agentes comunitários de Saúde, com base na Portaria 2.121 de 18 de dezembro de 2015, que reforça o manejo ambiental e combate a vetores em casos de surtos e Epidemias.
2 - Bloqueio vetorial em todos os domicílios, escolas e estabelecimentos localizados na Estrada do Tabuleiro.
3 - Transformação de todas as Escolas e Estabelecimentos de Saúde em Pontos Estratégicos com visitas quinzenais para a avaliação de presença do Aedes aegypti
4 - Busca ativa semanal de casos suspeitos de arboviroses na UPH Xerém e vigilância ativa de casos suspeitos de arboviroses nas Unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF)
5 – Ampliação dos polos e regiões de campanha, priorizando a área determinada como cinturão de bloqueio:
- UPH de Xerém: segundas, quartas e sextas-feiras
- CRAESM de Xerém: aos sábados
- Capivari – E.M. Parque Capivari: DIA 10/01 (quarta), das 9h às 13h.
- Praça da Mantiquira: DIA 12/01 (sexta), das 9h às 16h / DIA 13/01 (sábado), das 9h às 12h.
- Vila Canaã - Igreja Nova Vida: DIA 17/01 (quarta), das 9h às 13h.