TERÇA-FEIRA (01/10) TEM CINE PAU DE ARARA NA PRAÇA DO PACIFICADOR
-tem-cine-pau-de-arara-na-praca-do-pacificador.jpg)
Nesta terça-feira, 01 de outubro, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promove mais uma edição do projeto Cine Pau de Arara, das 18h às 20h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador, Centro de Duque de Caxias.
O projeto, que tem o apoio do Coletivo Cultural Macaco Chinês e SESC Duque de Caxias, tem como objetivo resgatar o histórico do cinema popular aberto e gratuito e transformar o evento em um ponto de encontro cultural e de entretenimento para a população. As apresentações acontecem duas vezes por mês, sempre as terças-feiras.
Para esta edição do Cine Pau de Arara estão programadas as apresentações de três filmes de curta-metragem:
- “Santo Antônio - A Festa do Padroeiro”, direção de Bárbara Fuentes, Paulo China, Rebecca Joviano e Tamur Aimara. (Duque de Caxias – 15"36""). Classificação: Livre.
O documentário foi produzido durante a tradicional Festa de Santo Antônio no município de Duque de Caxias, em junho de 2019. O filme foi idealizado pela equipe do SESC Duque de Caxias com o intuito de registrar as tradições religiosas e culturais da maior festa da cidade. Em 2019 a festa chegou a receber cerca de 150 mil pessoas, durante os cinco dias de evento.
- “Fantasia de Índio”, direção de Manuela Andrade (Recife – Pernambuco – 17’). Classificação Livre.
Desde criança, ela ouvia a mãe falar da sua ascendência indígena. Há duas décadas, seu tio materno foi ao encontro dos xukurus à procura de rastros desse passado, e ela resolveu dar continuidade a essa busca.
- “Lençol de Inverno”, direção Bruno Rubim. (Descoberto – Minas Gerais – 24’). Classificação Livre.
José é coveiro na cidade grande. Quando seu irmão, com quem não fala há anos, o chama de volta a sua cidade natal para enterrar o pai, José precisa revisitar fantasmas da juventude e fazer escolhas que podem significar o fim de sua jornada e o começo de uma redenção.
Além do resgate histórico do ¨Cine Pau de Arara, da cultura e entretenimento de qualidade no município de Duque de Caxias, o projeto se justifica pela carência dos cineastas brasileiros de terem um espaço qualificado para exibição de suas obras e do público, também carente de local onde assistir tais obras, diante do cenário de falta de cinemas e salas de projeção de filmes na cidade.