SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO E INCLUSÃO DE DUQUE DE CAXIAS BATE RECORDE DE ATENDIMENTOS EM SETEMBRO
A Secretaria Municipal de Gestão e Inclusão de Duque de Caxias atingiu um novo marco em setembro: foram 46.971 atendimentos realizados, o maior número desde o início do ano. O resultado reflete o compromisso da gestão municipal com o cuidado, a inclusão, a cidadania e a promoção da qualidade de vida da população duque caxiense.
Somando os atendimentos realizados entre janeiro e setembro deste ano, já são 243.658 atendimentos em todas as unidades vinculadas à secretaria — entre elas o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSIJ), a Fazendinha do Autista, o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) e o programa Abraço Mulher.
.jpeg)
De acordo com a secretária municipal de Gestão e Inclusão, Christina Barrichello, o resultado é fruto de um trabalho contínuo e integrado, que coloca o ser humano no centro das políticas públicas. “Esses números traduzem o empenho das nossas equipes em oferecer atendimento humanizado e de excelência. Cada serviço da Secretaria foi pensado para acolher, cuidar e transformar vidas. Seguiremos ampliando nossas ações para garantir que cada cidadão de Duque de Caxias tenha acesso a uma rede de inclusão forte, acolhedora e eficiente”, destacou a secretária.
REDE DE CUIDADO E INCLUSÃO
No Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSIJ), foram realizados 3.112 atendimentos apenas em setembro. A unidade oferece suporte a crianças e adolescentes com sofrimento mental, com atendimentos de enfermagem, psicologia, serviço social, fonoaudiologia, nutrição, psicopedagogia, entre outros. De janeiro a setembro, o CAPSIJ contabilizou 14.318 atendimentos.
A Fazendinha do Autista, criada em julho deste ano, é um espaço pioneiro no país voltado para o acolhimento e desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições neurodivergentes. Com 10.428 atendimentos em setembro, a unidade já alcançou a marca de 630 crianças atendidas, superando a previsão inicial de 500, e conta com cerca de 300 crianças na fila de espera. Em três meses de funcionamento, foram realizados 24.259 atendimentos no projeto que oferece 12 tipos de terapias, como artete’rapia, equoterapia, fisioterapia, psicologia, ludoterapia, hortoterapia, musicalização e terapia assistida por animais, em um ambiente terapêutico e naturalista que estimula o desenvolvimento social, motor e afetivo.
No Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), referência no atendimento de pessoas com deficiências físicas, intelectuais, auditivas e visuais, foram registrados 32.392 atendimentos em setembro, totalizando 201.156 no acumulado do ano. A unidade oferece serviços em 22 especialidades, com uma equipe multidisciplinar que garante o acompanhamento completo dos pacientes, com acesso gratuito a exames e terapias especializadas.
O programa Abraço Mulher, voltado ao acolhimento e fortalecimento de mulheres em situação de vulnerabilidade e violência doméstica , também tem se destacado. De abril a setembro, já foram 3.925 atendimentos, sendo 1.039 apenas no último mês. O programa oferece suporte social, psicológico, jurídico e de saúde, promovendo autonomia, segurança e o enfrentamento à violência de gênero.

