X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

HOSPITAL DO OLHO DE DUQUE DE CAXIAS: UMA HISTÓRIA DE SUCESSO QUE TROUXE LUZ PARA MILHARES DE PESSOAS

access_time27/12/2018 10:04

Neste dia 28 de dezembro de 2018 completam 365 dias de funcionamento da primeira unidade especializada em oftalmologia, totalmente gratuita, da Baixada Fluminense. Há exatamente um ano, a Prefeitura de Duque de Caxias inaugurava o Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, no bairro Dr. Laureano, primeiro distrito do município.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO CAMINHO DO RECÔNCAVO DA GUANABARA, EM XERÉM

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO CAMINHO DO RECÔNCAVO DA GUANABARA, EM XERÉM

person access_time10/06/2022 15:03

Ao longo da história humana os caminhos permitiram que sociedades se desenvolvessem social, econômica e culturalmente. Esta foi a inspiração para a criação da trilha de longo percurso que vai conectar os municípios de Duque de Caxias, Magé, Guapimirim e Cachoeira de Macacu onde existem parques naturais como o Refúgio da Vida Silvestre da Serra da Estrela, Parque Natural da Serra dos Órgãos, entre outros.

Na última terça-feira, 07/06, a Prefeitura de Duque de Caxias, representada pelo secretário municipal de Comunicação, Aroldo Brito, e pelas diretoras Marlen Maria Cabral Ramalho e Zilma Alves, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, participou do lançamento do projeto Caminho do Recôncavo da Guanabara, que aconteceu na sede do Instituto Sinal do Vale, no bairro Santo Antônio, em Xerém.

A ideia inicial partiu de três organizações que têm como finalidade a restauração dos ecossistemas gerando, ao mesmo tempo, benefício social e econômico, o Instituto Sinal do Vale, a RPPN El Nagual e a Reserva Ecológica de Guapiaçu REGUA, que trabalham na região. O primeiro trecho, de cerca de 50 Km de extensão, foi lançado nesta terça-feira (07), com uma caminhada de sete quilômetros, partindo da sede do Sinal do Vale, até o marco zero do Caminho do Recôncavo da Guanabara, e contou com a participação de amigos e colaboradores do projeto.

Para Thaís Corral, diretora do Instituto Sinal do Vale, esse é um momento muito importante para os municípios de Duque de Caxias, Magé, Guapimirim e Cachoeira de Macacu, que serão conectados através desta trilha. “A ideia é que a trilha possa fomentar o desenvolvimento sustentável nessas regiões. No passado, essa área teve um grande dinamismo econômico e a ideia é retomar essa economia com novos atores, dando ênfase ao fomento do ecoturismo, tendo em vista o potencial dessas regiões”, destacou Thaís Corral.

A iniciativa desse primeiro trecho do Caminho do Recôncavo da Guanabara é do Instituto Sinal do Vale, em parceria com a RPPN El Nagual e com o Movimento Viva Água, plataforma que reúne instituições públicas, empresas privadas e organizações da sociedade civil com a finalidade de mobilizar soluções sustentáveis para o entorno da Baía de Guanabara. O Movimento Viva Água tem o apoio da Fundação Boticário, conhecida nacionalmente pelo trabalho na área da conservação da biodiversidade brasileira.

Um dos objetivos da trilha é o desenvolvimento do ecoturismo na região que, apesar das belezas naturais, ainda é pouco explorado. Outro objetivo é fortalecer um mercado de produtos agroecológicos que contribuam para restauração da floresta e sua biodiversidade. Um aspecto diferenciado dessa trilha é o histórico cultural da região. O próprio nome do percurso, Caminho do Recôncavo da Guanabara, remete a como era chamada a região a partir do século 17 e nos séculos 18 e 19, cenário de dinamismo econômico e social, com navegação abundante em rios e portos.

folder_openTags