OPERAÇÃO CAXIAS LIVRE DA PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS DE RETIRADA DE BARRICADAS GANHA REFORÇO COM A IMPLANTAÇÃO DA OPERAÇÃO BARRICADA ZERO
A Prefeitura de Duque de Caxias mantém parceria com o Governo do Estado para ações integradas de segurança pública. Por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e do 15º Batalhão da Polícia Militar (15º BPM), caminhões e retroescavadeiras cedidos pelo município vêm sendo utilizados na retirada de barricadas instaladas em vias públicas. Somente nesta segunda-feira (17/11), quase 4 toneladas de materiais usados na obstrução de ruas foram removidos.
Desde o fim de agosto, quando entrou em operação, o Programa Caxias Livre retirou mais de 500 toneladas de dejetos que impediam a circulação de veículos nos quatro distritos da cidade, garantindo o direito de ir e vir da população e o acesso dos serviços essenciais.
O prefeito Netinho Reis destaca que a segurança dos duque-caxienses é prioridade e que os investimentos na área não param. Além do Caxias Livre, o município conta com iniciativas como a Patrulha da Madrugada, as Torres de Segurança com tecnologia de Inteligência Artificial, câmeras distribuídas pelos quatro distritos, o Módulo Integrado de Segurança e o SmartDuque, uma central móvel de monitoramento que integra onde agentes de segurança, policiais militares e guardas municipais, monitoram uma determinada região através das câmeras de segurança, ajuda na fiscalização e que pode ser usado em eventos que reúnem um grande número de pessoas.

Nesta segunda-feira (17/11), o governador Cláudio Castro lançou a Operação Barricada Zero, focada na remoção de obstáculos colocados por criminosos para impedir a circulação de veículos oficiais e de moradores. Durante o anúncio, o governador também apresentou um sistema de bonificação para batalhões da Polícia Militar e delegacias que atuarem tanto na retirada quanto na prevenção do retorno dessas barricadas.
Na primeira fase da operação, serão distribuídos 50 kits, compostos por rompedores hidráulicos, retroescavadeiras e caminhões basculantes, para reforçar as ações de desobstrução e assegurar o direito de ir e vir. Duque de Caxias está entre os 12 municípios contemplados.
Segundo o Governo do Estado, o destino do material coletado será definido por cada prefeitura. Caso o município não disponha de local adequado, os dejetos serão encaminhados ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Duque de Caxias, que já está autorizado a receber esse tipo de material. As operações serão contínuas e repetidas sempre que houver novas tentativas de obstrução.
A parceria entre o município e o Governo do Estado reforça o compromisso de manter as vias livres, seguras e acessíveis, ampliando a circulação da população e de serviços essenciais.
