HOSPITAL DO OLHO DE CAXIAS OPERA BEBÊ COM DOENÇA RARA

Carolayne Santos Freitas da Silva, de 26 anos, viu sua vida mudar ao perceber que seu segundo filho, Davi Miguel Mathias da Silva, que nasceu em novembro de 2024, tinha uma mancha avermelhada na face, um olhar diferente e o olho direito maior. A mãe levou o filho ao oftalmologista que atestou Glaucoma Congênito. Para controlar a pressão intraocular, é necessária uma intervenção cirúrgica para a colocação de válvula no olho direito e, desta forma, controlar a pressão e evitar a perda da visão.
Moradora do bairro Vila Pauline, em Belford Roxo, Carolayne viu no Hospital do Olho Julio Cândido de Brito (HOJCB), em Duque de Caxias, a esperança de seu filho não perder a visão. Na unidade foi atestado Glaucoma Congênito ocasionado por uma síndrome rara: Síndrome de Sturge-Weber. Com cinco meses Davi passará por uma cirúrgica que pode trazer a esperança de manter a visão e ter mais qualidade de vida.
“Davi nasceu no dia 11 de novembro de 2024 e quando ele tinha dois para três meses percebi uma diferença do tamanho do olho e no olhar dele. A médica que acompanha ele me deu uma guia de encaminhamento para oftalmologia. Eu o levei numa clínica particular onde foi constatado que ele tem glaucoma e precisava de uma cirurgia com urgência. Desde o dia 05 de fevereiro estou atrás da cirurgia do meu filho”, afirmou Carolayne.
“Me indicaram o Hospital do Olho em duque de Caxias. Aqui fomos muito bem atendidos, mas não tinham a válvula que o meu filho precisa, mas foi providenciada. Aqui tive todo o suporte para o meu filho realizar a operação, que deve acontecer na próxima semana”, acrescentou.
De acordo com Dr. Jorge Patrick Rocha, coordenador de Oftalmologia do HOJCB, Davi nasceu com uma síndrome rara que afeta a face. A incidência da doença é de uma a cada 20 mil pessoas. “O Davi tem uma síndrome rara que devido malformações de vasos sanguíneos da face e do cérebro, no caso dele gerou um glaucoma congênito, que é uma doença que pode levar a perda da visão. A equipe de glaucoma da unidade já avaliou e indiciou a cirurgia. O paciente já fez todos os exames e estamos aguardando para a próxima semana a chegada da válvula que será implantada para controlar a pressão. Nesta fase da infância acontece a principal formação da visão. Então, nosso objetivo é fazer o controle para que o glaucoma não evolua e o Davi possa crescer sem a dificuldade da perda da visão”, afirmou.
Desde sua fundação, em 2017, o Hospital do Olho vem beneficiando moradores de todas as idades, vindos de várias regiões do Estado do Rio de Janeiro. A unidade de saúde especializada em oftalmologia virou uma grande referência na área e impressiona pelo alto rendimento. Apenas no ano passado foram realizados mais de R$ 1,3 milhão de procedimentos. Desde sua inauguração são quase oito milhões de atendimentos realizados.
O Hospital do Olho Julio Cândido de Brito funciona de segunda a domingo e não atende emergências. O endereço é Praça do Laureano, 1.135, bairro Dr. Laureano, Duque de Caxias- RJ.