coronavírus
X
Mais pesquisados

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS DIVULGA LISTAGEM DAS NOVAS FAMÍLIAS CONTEMPLADAS PELO BOLSA FAMÍLIA.

access_time01/04/2020 17:48

Onze mil novos cadastros realizados até o dia 20/03, que estavam sendo avaliados pelo sistema foram liberados para concessão do beneficio. A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, publicou, hoje (01/04) a listagem contendo o nome do responsável familiar, NIS e bairro das famílias contempladas. Mesmo que não tenha recebido o cartão, basta levar Identidade e CPF ou o NIS em qualquer agência da CEF direto no caixa pra fazer o saque na data do seu pagamento. Aqui segue a listagem:

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

FÓRUM CAXIAS CONTRA O FEMINICÍDIO REPUDIA CRIME CONTRA JUÍZA VIVIANE DO AMARAL

FÓRUM CAXIAS CONTRA O FEMINICÍDIO REPUDIA CRIME CONTRA JUÍZA VIVIANE DO AMARAL

person access_time26/12/2020 17:45

O Fórum contra o Feminicídio de Duque de Caxias vem manifestar seu mais profundo pesar pelo feminicídio da Juíza Viviane Vieira do Amaral, morta a facadas pelo ex-marido na frente de suas filhas menores, na véspera de Natal.

Crimes bárbaros como este, demonstram que a violência contra a mulher é um fenômeno mundial, que atinge as mulheres de qualquer classe social e escolaridade, sendo certo que o Brasil é um dos países em que mais se mata mulher no mundo.

O Dossiê Mulher de 2020 trouxe estatísticas alarmantes, demonstrando que são necessárias políticas públicas preventivas e educacionais, visando a diminuição do índice de feminicídio, que continua crescendo no nosso país.

O Dossiê Mulher de 2020 trouxe algumas estatísticas referentes ao ano de 2019, que servem de base para a elaboração e priorização de políticas públicas importantes sobre o tema, sendo certo que, em quase 2/3 dos casos, as violências estavam relacionadas à primeira fase do ciclo (violência psicológica, moral e patrimonial), demonstrando que a priorização de uma política pública preventiva e educacional ajudaria a estas vítimas a saírem do ciclo no início, evitando-se assim o feminicídio, já que a maior parte dos feminicídios ocorrem sem registro de ocorrência anterior.

Para além disso, é necessário entender a gravidade do fenômeno da violência contra a mulher, já que a sociedade, familiares e amigos da vítima, por vezes não acreditam que o autor teria a coragem de matá-la, naturalizando a violência e, em razão disso, minimizam os riscos a que estão expostas ou não oferecem o apoio necessário neste momento tão difícil.


43,8% dos casos de feminicídio ocorrem em razão do término do relacionamento, o que demonstra que a cultura machista e patriarcal ainda impera, prevalecendo a objetificação do corpo da mulher. Ademais, a violência sexual teve um aumento de 14,2%, fruto de uma cultura misógena.

Está na hora da sociedade começar a priorizar o enfrentamento da violência contra a mulher e as políticas públicas preventivas e educacionais, com informação às mulheres de seus direitos, dos tipos de violência, da rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher, com campanhas, palestras, lives, inserção nas grades curriculares das escolas e capacitação permanentes de todos os profissionais.

Merece esclarecer que o Fórum contra o Feminicídio foi criado no ano de 2019 com este intuito, de levar informação, orientação e esclarecimento a toda a população, em todos os Distritos de Duque de Caxias, referentes ao enfrentamento da violência contra a mulher, levando informações sobre a rede existente neste Município, sobre os direitos das mulheres, formas de violências e proteção, com palestras, lives e ações sociais, sendo um fórum permanente de discussão de ideias e ações conjuntas com os órgãos e instituições que trabalham neste Município.

folder_openTags