FÓRUM CAXIAS CONTRA O FEMINICÍDIO REPUDIA CRIME CONTRA JUÍZA VIVIANE DO AMARAL
O Fórum contra o Feminicídio de Duque de Caxias vem manifestar seu mais profundo pesar pelo feminicídio da Juíza Viviane Vieira do Amaral, morta a facadas pelo ex-marido na frente de suas filhas menores, na véspera de Natal.
Crimes bárbaros como este, demonstram que a violência contra a mulher é um fenômeno mundial, que atinge as mulheres de qualquer classe social e escolaridade, sendo certo que o Brasil é um dos países em que mais se mata mulher no mundo.
O Dossiê Mulher de 2020 trouxe estatísticas alarmantes, demonstrando que são necessárias políticas públicas preventivas e educacionais, visando a diminuição do índice de feminicídio, que continua crescendo no nosso país.
O Dossiê Mulher de 2020 trouxe algumas estatísticas referentes ao ano de 2019, que servem de base para a elaboração e priorização de políticas públicas importantes sobre o tema, sendo certo que, em quase 2/3 dos casos, as violências estavam relacionadas à primeira fase do ciclo (violência psicológica, moral e patrimonial), demonstrando que a priorização de uma política pública preventiva e educacional ajudaria a estas vítimas a saírem do ciclo no início, evitando-se assim o feminicídio, já que a maior parte dos feminicídios ocorrem sem registro de ocorrência anterior.
Para além disso, é necessário entender a gravidade do fenômeno da violência contra a mulher, já que a sociedade, familiares e amigos da vítima, por vezes não acreditam que o autor teria a coragem de matá-la, naturalizando a violência e, em razão disso, minimizam os riscos a que estão expostas ou não oferecem o apoio necessário neste momento tão difícil.
43,8% dos casos de feminicídio ocorrem em razão do término do relacionamento, o que demonstra que a cultura machista e patriarcal ainda impera, prevalecendo a objetificação do corpo da mulher. Ademais, a violência sexual teve um aumento de 14,2%, fruto de uma cultura misógena.
Está na hora da sociedade começar a priorizar o enfrentamento da violência contra a mulher e as políticas públicas preventivas e educacionais, com informação às mulheres de seus direitos, dos tipos de violência, da rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher, com campanhas, palestras, lives, inserção nas grades curriculares das escolas e capacitação permanentes de todos os profissionais.
Merece esclarecer que o Fórum contra o Feminicídio foi criado no ano de 2019 com este intuito, de levar informação, orientação e esclarecimento a toda a população, em todos os Distritos de Duque de Caxias, referentes ao enfrentamento da violência contra a mulher, levando informações sobre a rede existente neste Município, sobre os direitos das mulheres, formas de violências e proteção, com palestras, lives e ações sociais, sendo um fórum permanente de discussão de ideias e ações conjuntas com os órgãos e instituições que trabalham neste Município.
