FORÇA TAREFA DE COMBATE AO COVID-19 EM DUQUE DE CAXIAS GANHA APOIO DE VOLUNTÁRIOS DO PROCESSO APELL

A força tarefa que vem atuando em Duque de Caxias na conscientização sobre os riscos de contaminação pelo COVID-19 ganhou um grande aliado. Esta semana, jovens participantes do Processo Apell, da Associação das Empresas de Campos Elíseos (ASSECAMPE), estão ajudando os agentes da Prefeitura nas filas de agências bancárias e onde ainda existe concentração de pessoas, apesar dos apelos constantes das autoridades do município. Nesta quarta-feira (15), os fiscais percorreram os distritos de Campos Elíseos, Imbariê e Xerém. Durante a manhã, cerca de 50 comerciantes haviam sido notificados pelos agentes da Prefeitura. Nenhuma multa foi lavrada pela fiscalização já que os empreendedores decidiram acatar a ordem.
Diariamente, fiscais de Posturas, de Vigilância Sanitária e de Fazenda percorrem o centro comercial do município, com apoio da guarda municipal, para determinar o fechamento do comércio não essencial. Apesar da orientação, alguns insistem em abrir suas lojas. A fiscalização de Fazenda havia notificado em dois dias 15 estabelecimentos por não atenderem às determinações de fechamento das lojas. Multas e autuações não foram registradas até o momento.
A força tarefa foi montada em Duque de Caxias, por determinação do prefeito Washington Reis, para fiscalizar o funcionamento do comércio no município. Além do trabalho de campo a prefeitura está solicitando a colaboração da população para evitar a disseminação do coronavírus. Os apelos são feitos através de carros de som e pelas sirenes instaladas em áreas de risco da cidade pela Defesa Civil. O objetivo é evitar o contágio e o aumento de casos de coronavírus no município.
O boletim epidemiológico em Duque de Caxias, atualizado nesta terça-feira, 14/04, relatou 355 casos suspeitos notificados; 183 casos descartados; 93 casos confirmados; e 19 óbitos.