DUQUE DE CAXIAS PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, por meio da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP), órgão executor das ações de Educação Permanente do Departamento de Administração e Gestão de Pessoal (DAGP), coordenado pelo Superintendente de Gestão Administrativa Sr. Francisco Costa Klayn, realizou, nesta quarta-feira, (29/10), no auditório da prefeitura, o Seminário sobre “Intolerância Religiosa e Saúde: Acolher, Pacificar e Fortalecer”. O evento reuniu profissionais da rede municipal, representantes religiosos e da sociedade civil e gestores públicos, para debater a importância do respeito à diversidade de crenças e à promoção de um atendimento humanizado e equitativo no sistema de saúde.
Durante o seminário, foram abordados temas como “Conceito e legislação sobre intolerância religiosa” ministrado pelo Diretor da Procuradoria do Município de Duque de Caxias Dr. Weverton Neri. “A relação entre religião, saúde e equidade” foi abordada em debate entre autoridades religiosas, representando os seguintes segmentos: matriz africana – Sra. Andrea Cristina Amaral, Igreja Católica – padre Bruno Oliveira dos Santos, e do pastor Flávio Salvador, representando a Igreja Evangélica, mediado pela Dra. Cecília Ribeiro Alves.
Prestigiaram o evento a coordenadora de Serviço Social da Prefeitura, Rosimar Pequeno, que representou a secretária municipal de Saúde, a Dra. Célia Serrano, destacando a importância do diálogo inter-religioso no contexto da saúde pública. “Falar sobre intolerância religiosa dentro do SUS é reafirmar nosso compromisso com a equidade e com o acolhimento. A saúde deve ser um espaço de escuta, de respeito e de inclusão, independentemente da fé de cada pessoa”, afirmou Rosimar Pequeno.
.jpeg)
O procurador do município, Dr. Fabrício Gaspar Rodrigues, também participou do encontro e ressaltou a relevância do tema sob o ponto de vista legal. “A Constituição Federal assegura a liberdade de crença e de culto, e é dever do poder público garantir que esses direitos sejam respeitados. Eventos como este fortalecem a cultura da paz e ajudam a prevenir práticas discriminatórias dentro e fora dos serviços públicos”, destacou o procurador.
O seminário faz parte das ações permanentes de educação e de sensibilização, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, voltadas ao aprimoramento do atendimento e à valorização das diversidades cultural e religiosa, presente no município.
