DOAR SANGUE PARA COMEMORAR O DIA DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE AJUDANDO A SALVAR VIDAS
Dia 25 de novembro é o Dia do Doador Voluntário de Sangue, uma data criada para lembrar a importância de um gesto que salva vidas. Durante esta semana, o Hemorio, que funciona no Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, realiza uma campanha para incentivar a doação e aumentar o número de voluntários. Apenas uma doação pode ajudar até seis pessoas.
Na data especial, Elaine Cristina Santos de Jesus, 33 anos, esteve no Hemorio de Duque de Caxias para doar sangue. Doadora desde 2023, ela retorna, a cada seis meses, e faz questão de incentivar amigos e familiares, embora reconheça a dificuldade causada pela rotina. Para ela, doar sangue é um gesto de amor:
“Já vim outras vezes, venho de seis em seis meses, acho um ato de amor, salva vidas.”
Stefanni Macedo, 23 anos, foi a primeira doadora da unidade e voltou ao HemoRio no Dia do Doador.
“Sou a primeira doadora da unidade e, com muito orgulho, afinal é um ato grandioso. Há três anos, faço a doação no Dia do Doador de Sangue e sempre convido amigos; porém, por falta de tempo, muitos não vêm. Reforço que não é uma tarefa muito fácil, porém continuarei tentando porque é uma sensação incrível.” A técnica de enfermagem Stephani, que também doa todos os anos, reforça o desafio de convencer pessoas próximas devido à correria do dia a dia.
A coordenadora de enfermagem, Thaís Gonzaga, explica que a doação de sangue é muito flutuante e que depende de campanhas e da mobilização das famílias. Ela destaca a importância do trabalho de captação: a equipe coleta dados dos doadores para lembrá-los de retornar no período adequado e reforça que muitos têm medo do desconhecido, mas que o processo é simples e seguro. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres, a cada três meses.
O Hemorio do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. Informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (21) 97451-2215. Para doar, é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, portar documento oficial com foto e estar alimentado (a). A legislação brasileira garante ao doador o direito a um dia de folga remunerada a cada 12 meses, mediante comprovação da doação, conforme o Decreto-Lei nº 229/1967.
No Brasil, 1,8% da população doa sangue regularmente, número abaixo dos 2% recomendados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e distante dos 5% registrados em países europeus. Durante a Semana Nacional do Doador, diversas ações buscam incentivar novos voluntários e homenagear doadores frequentes. A doação de sangue, no país, é inteiramente voluntária, conforme a Lei nº 10.205/2001, que também proíbe qualquer tipo de remuneração ou comercialização do sangue e seus componentes

