CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO, CER-IV, PASSOU POR UMA TRASNFORMAÇÃO, É MAIS CONFORTO PARA PACIENTES, FAMILIARES E FUNCIONÁRIOS
O Centro Especializado em Reabilitação Nível IV (CER IV) passou por uma ampla reforma este ano, para atender melhor os pacientes e familiares. O CER IV é voltado às reabilitações Física, Intelectual, Auditiva e Visual, de forma que o paciente é acolhido por uma equipe profissional multidisciplinar que tem equipamentos necessários para a realização do tratamento. Neste ano (2025), entre janeiro e novembro, foram realizados 263.966 atendimentos. Em janeiro, foram 9 mil atendimentos; em novembro, 34 mil.

A Secretaria de Obras e Agricultura construiu um almoxarifado; uma recepção com banheiros feminino e masculino, ambos com acessibilidade; um novo parquinho, totalmente inclusivo. Além disso, foi instalado gerador, e a instalação elétrica foi reformada. A unidade foi totalmente climatizada; as luzes internas e externas foram substituídas por LED; foi feita instalação de sistema contra incêndio e detecção de fumaça; pintura de toda a unidade; instalação de novo piso vinílico na área de fisioterapia; novo paisagismo; sala de odontologia inclusiva; sala para exame BERA, (Brainstem Evoked Response Audiometry); teste indolor para avaliar a audição, com isolamento acústico; sala de convivência para as mães e responsáveis; farmácia; acesso à Unidade de Pronto Atendimento (UPA); troca de portas e substituição de pastilhas e de revestimento externo; colocação de novos forros na unidade e substituição do letreiro.
Michele de Sales Vieira Souza, 39 anos, é mãe das gêmeas de 6 anos, M. e A., e de uma adolescente de 15 anos, que se tratam no CER IV. Todas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As filhas mais novas se tratam, desde fevereiro, no Centro e fazem diversos tratamentos, e a adolescente, devido à idade, com o psicólogo. A mãe das três pacientes do CER IV conta que o comportamento das meninas já mudou. Michele falou ainda da luta que foi para saber e ter o diagnóstico das gêmeas, “Eu percebi que minhas filhas tinham algo, mas todos falavam que não era nada, era coisa da minha cabeça, fui a médicos, inclusive particulares, e não houve diagnóstico. Quando as meninas começaram a estudar, aos 4 anos, o colégio entrou em contato, e voltamos a procurar os médicos, e o diagnóstico de TEA, para uma, foi confirmado e, como são gêmeas, o médico, neuropediatra, pediu que se investigasse a outra, que teve o mesmo diagnóstico. Em seguida, a investigação da adolescente também gerou resultado positivo.” De acordo com Michele, foi um alívio descobrir; pois, só assim, iniciou-se o tratamento correto para as 3 filhas. Michele elogiou os funcionários do CER-IV porque, além do tratamento para as filhas, ela recebe apoio e sente-se acolhida.

Amanda Clara Lourenço Diniz, 25 anos, também tem filho, A. de 3 anos, que foi diagnosticado com TEA. Amanda contou que ter o diagnóstico e iniciar o tratamento, de forma rápida, fez toda a diferença na vida do filho, “Antes A. não dormia e não comia, só chorava, gritava e batia; agora ele dorme, se alimenta melhor, se veste, consegue verbalizar o que quer e se relaciona com as outras crianças." No CER-IV, Amanda conseguiu tratamento com fonoaudiólogo, psicólogo e terapia ocupacional, e, com o tempo, outras terapias serão integradas. Para Amanda, “o CER-IV é minha família, recebi acolhimento; o tratamento é humanizado.” Amanda descobriu que as filhas mais velhas também são TEA e fala que lidar com as três crianças, em casa, é um desafio; cada uma delas tem suas peculiaridades.
Referência no atendimento gratuito a pessoas com deficiências intelectual, física, auditiva e visual, o CER IV oferece acompanhamento com profissionais especializados nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, audiometria, terapia ocupacional, psicologia, ortopedia, nutrição, assistência social, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, ortóptica, otorrinolaringologia, urologia, psiquiatria e clínica geral, realizando também exames laboratoriais, eletroencefalograma, testes neuropsicológicos e exame BERA (que avalia todo o sistema auditivo).
CER IV:
Av. República do Paraguai, s/nº, em Sarapuí (inaugurado em 09/11/2018) (funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h)
.jpeg)
