ATLETAS DA FAZENDA PARAÍSO CONQUISTAM MEDALHAS NO 7º OPEN INTERNACIONAL DE KARATÊ
Participando pela primeira vez de um torneio internacional, karatecas da Fazenda Paraíso, administrada pela Prefeitura de Duque de Caxias, conquistaram seis medalhas no 7º Open Internacional de Karatê, realizado no último dia 13, na cidade de Resende. O destaque da competição foi o atleta e paciente Ivomar Mascarenhas, de 51 anos, campeão na sua categoria. A equipe foi liderada pelo professor Flávio Monteiro.
A competição, realizada no Colégio Salesiano, foi promovida pela Federação Interestilos de Karatê do Rio de Janeiro (FIKARJ) e pela Confederação Nacional de Karatê do Brasil (CNKB), e contou com a participação de mais de 500 atletas de diversas idades do Brasil, Argentina, Chile, Equador e Paraguai.
Os medalhistas foram Arthur William Machado, bronze na categoria Kata faixa branca acima de 36 anos; Genivaldo Garcia de Souza, Vice Campeão na categoria kumite faixa branca acima de 36 anos; Romerito Marques Baldanza, Medalha de bronze na categoria kumite faixa branca acima de 36 anos; Fabrício Oliveira, medalha de bronze na categoria kata faixa branca até 35 anos, e medalha de bronze na categoria kumite faixa branca até 35 anos; Ivomar Mascarenhas, Campeão da categoria Kata faixa amarela acima de 36 anos.
Ivomar, paciente da Fazenda e atleta, se destacou pelo seu empenho e dedicação ao tratamento de recuperação, em especial a prática do karatê.
Os alunos participam do projeto “Lutar para transformar”, do maior centro de recuperação de dependentes químicos do país.
Treinados pelo professor Flávio Monteiro, faixa preta de karatê e responsável pelo projeto iniciado em 2021, os alunos também foram vencedores, na contagem geral, do 6º Torneio Aberto Intermunicipal de Karatê, realizado em dezembro do ano passado, na cidade de Magé. Iniciado em 2022, o projeto esportivo foi desenvolvido para ajudar na recuperação dos pacientes da Fazenda Paraíso.
Além de afastar os usuários das drogas, o espaço ajuda na reabilitação, tratamento e ressocialização dos acolhidos, que contam com alojamentos, oficinas, espaços para avicultura, piscicultura, pecuária, produção de hortaliças, gráfica para produção de material escolar, fábrica de ração, produção de blocos de concreto e cursos profissionalizantes.