X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

IPTU 2025: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 19 DE FEVEREIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time06/01/2025 16:13

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2025. Confira as datas!

AÇÕES DA PATRULHA MARIA DA PENHA SE INTENSIFICAM NO AGOSTO LILÁS

AÇÕES DA PATRULHA MARIA DA PENHA SE INTENSIFICAM NO AGOSTO LILÁS

person access_time21/08/2025 16:42

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Guarda Municipal, intensificou neste mês as ações da Campanha “Agosto Lilás”, movimento nacional de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. A iniciativa também reforça a importância da Lei Maria da Penha, que em 2025 completa 19 anos de criação.

Criada em 2016, a Patrulha Maria da Penha (PMP) da Guarda Municipal de Duque de Caxias foi a primeira implantada no Estado do Rio de Janeiro e tornou-se referência no combate à violência doméstica. O programa recebe do Juizado de Violência Doméstica os casos de mulheres com medidas protetivas, oferecendo acompanhamento e proteção para evitar novas agressões.

Desde a sua criação, a Patrulha já realizou mais de 49 mil atuações, o que representa uma média de 15 atendimentos diários, e atualmente acompanha cerca de 1.300 mulheres. O serviço dispõe de um canal exclusivo com a Guarda Municipal, garantindo resposta imediata em caso de ameaça. Atualmente, a equipe é formada por nove patrulheiros e dois agentes administrativos, que realizam cerca de 180 atendimentos mensais. Somente de janeiro a julho de 2025, já foram contabilizados mais de 2.500 atendimentos, reforçando o compromisso da cidade na proteção das mulheres.

De acordo com a coordenadora da PMP, GM Neuseli Daris Pereira, as ações são intensificadas em agosto para alcançar ainda mais mulheres. “No Agosto Lilás, além de intensificar as ações da patrulha operacionalmente, também ampliamos a divulgação do nosso trabalho em eventos da Prefeitura, palestras em escolas públicas e empresas. É importante mostrar que a violência não começa com a agressão física — antes dela, há violência moral, psicológica e patrimonial. Esse ciclo pode e deve ser rompido, e a mulher precisa ser acolhida”, destacou.

A GM Neuseli reforça que o atendimento vai além da segurança, contando com uma rede de apoio estruturada no município. “As mulheres vítimas de violência encontram em Duque de Caxias todos os equipamentos necessários para apoio e acolhimento. Cada vítima acompanhada pela Patrulha tem um esquema especial de segurança, relatórios enviados regularmente à Justiça e ao Ministério Público. A mulher não precisa ter medo ou vergonha: o silêncio pode matar. A vítima nunca tem culpa, por isso é fundamental pedir ajuda”, ressaltou.

O trabalho também conta com patrulheiros homens, como o GM Jailton Sobral de Moraes, de 56 anos, que atua na Guarda Municipal há 25 anos e integra a Patrulha desde sua criação. “É um trabalho difícil, que exige equilíbrio entre o emocional e o racional. Lidar diariamente com a violência é muito forte e exige sensibilidade. Não podemos julgar, apenas proteger. Nossa coordenadora sempre diz que não perdemos nenhuma mulher — nenhuma delas sofreu novamente agressão sob nossa proteção. Isso nos dá a certeza de que salvamos vidas”, afirmou o agente.

O sucesso da Patrulha Maria da Penha de Duque de Caxias inspirou outras cidades, como Rio de Janeiro, Petrópolis, Volta Redonda, Rio das Ostras, Araruama e Macaé, a implantarem iniciativas semelhantes. Com nove anos de atuação, a Patrulha segue como exemplo de política pública eficaz no enfrentamento à violência doméstica e familiar, fortalecendo o compromisso de Duque de Caxias com a proteção e o acolhimento das mulheres.

folder_openTags