A FESTA DA INCLUSÃO: PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS PROMOVE A TERCEIRA CORRIDA DOS AUTISTAS E INCLUSIVA DA BAIXADA FLUMINENSE

Duque de Caxias viveu um domingo especial (13), marcado pela empatia, pela cidadania e pela celebração da diversidade. A Comunidade do Autismo em Xerém promoveu, em parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias e com o Governo do Estado, a Terceira Corrida dos Autistas e Inclusiva da Baixada Fluminense, no Ginásio Poliesportivo de Santa Cruz da Serra. O evento foi realizado em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, data instituída para conscientizar a sociedade sobre as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e para promover o respeito à neurodiversidade. Criada em 2005 pela ONG Aspies for Freedom, no Reino Unido, a data tem como objetivos combater o estigma, ampliar o conhecimento sobre o autismo e reforçar que o TEA não é uma doença, mas sim uma forma única de funcionamento cerebral.
A Corrida Inclusiva reuniu crianças, jovens, adultos e famílias inteiras, que participaram dos percursos de 300 metros, 3 km e 5 km com muita animação e espírito de união. O evento também contou com diversas atividades paralelas, como brinquedos infláveis, oficinas, espaços terapêuticos e uma emocionante cerimônia de entrega de medalhas aos participantes. Entre as autoridades presentes, estavam o prefeito de Duque de Caxias, Netinho Reis, a primeira-dama Julia Reis, a secretária de Gestão e Inclusão, Christina Barrichelo, o secretário de Esportes e Lazer, Leandro Guimarães, a presidente da Comunidade Autismo em Xerém, Kézia Queiroz, além de demais representantes municipais e apoiadores da causa.
Durante o evento, o prefeito Netinho Reis destacou as importantes ações do município voltadas à inclusão:
“Agradeço a Deus por este dia especial, saúdo a todos os presentes e fico feliz em dizer que, logo em janeiro, anunciamos as obras de reforma do CerIV, com ampliação e modernização do nosso grande centro de reabilitação. Já alcançamos mais de 23 mil atendimentos em apenas seis meses. Também abrimos concurso para mediadores nas escolas e creches, porque sabemos da importância de ampliar esse apoio de profissionais capacitados às nossas crianças. A Fazendinha do Autista é um sucesso, pensada com carinho, e já está despertando o interesse de outros municípios do Brasil. E, em breve, entregaremos a Casa do Autista, que está sendo construída no Parque Vila Nova e que será referência nacional.”
A primeira-dama Julia Reis, reconhecida por sua atuação em prol da causa autista, também destacou o compromisso da atual gestão com a construção de uma cidade mais inclusiva: “Deus abençoe a gente! Quero parabenizar a Kézia pelo empenho na realização do evento. Fico muito feliz por saber que, no governo Netinho Reis, todas as famílias atípicas têm vez e voz. Cada passo dado hoje representa um avanço. Agora estamos vendo a inclusão na prática, escutando e melhorando, tornando um município mais inclusivo. Exemplo disso é a fazendinha do autista, que irá atender 500 crianças, um benefício disponível a todos!”
A presidente da Comunidade do Autismo em Xerém, Kézia Queiroz, também falou sobre o evento: “Esta corrida é idealizada pela comunidade do autismo em Xerém e é de extrema importância ter essa parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias. Como é bom ter o abraço, o acolhimento e o devido suporte para nossas crianças e adultos autistas, juntamente com suas famílias. Agradeço o apoio da Prefeitura e de todas as secretarias envolvidas por toda colaboração, a fim de realizar um evento tão significativo.”
“Recebemos o diagnóstico do Noah recentemente, e essa foi a primeira vez que participamos de um evento dessa dimensão. Ficamos muito felizes em ver que a inclusão está acontecendo. Para nós, essa iniciativa vai muito além de um simples evento, é um gesto de acolhimento,” afirmou Lohane Sampaio, moradora do Parque Vitória e mãe do Noah.
A Corrida dos Autistas e Inclusiva da Baixada é mais do que um evento esportivo, é um símbolo de inclusão e empatia na construção de uma sociedade que sabe acolher e valorizar cada pessoa do jeitinho que ela é.
Fotos: Debora Camara