SIMULADO TREINA MORADORES PARA ATUAR EM CASOS DE EMERGÊNCIA

person access_time17/10/2017 16:21

A Associação das Empresas de Campos Elíseos – ASSECAMPE, em Duque de Caxias, vai realizar no próximo sábado (21/10), a partir das 8h, mais um simulado do Processo APELL de alerta, preparação, emergência local, que tem por objetivo orientar e treinar moradores do entorno das empresas do Polo Industrial de Campos Elíseos. O treinamento vai contar este ano com a participação de cerca de três mil voluntários, além de agentes da Defesa Civil estadual e municipal, e profissionais de saúde, entre outros órgãos públicos e instituições privadas. A última reunião preparatória acontece nesta quinta-feira, às 9h, na sede da ASSECAMPE, na Rodovia Washington Luiz, km 113,7, junto a unidade do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos - GOPP do Corpo de Bombeiros.

A simulação de vazamento de gás será na empresa Ultragaz, localizada na Avenida Fabor, onde haverá um “vazamento de gás” com risco de explosão. A partir do momento que a sirene da empresa é acionada os voluntários treinados começam atuar na retirada de moradores de 45 ruas de Campos Elíseos. Os “feridos” passarão por triagem no ponto de apoio instalado na Escola Estadual Hélio Rangel, na Rua Oessa, em Jardim Primavera e encaminhados aos hospitais municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo e estadual Adão Pereira Nunes. O ponto de apoio servirá também para abrigar as famílias desalojadas.

O simulado realizado pela ASSECAMPE desde 2001 mobiliza também policiais militares, guardas municipais, além de brigadas de incêndio das empresas que fazem parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM). Entre os voluntários estão bombeiros civis, escoteiros, desbravadores, membros de capelania e da Cruz Vermelha.