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HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

SUPERINTENDÊNCIA DE DEFESA CIVIL

SUPERINTENDENTE
André Luís Gomes Xavier

André Luís Gomes Xavier é Segundo Tenente Bombeiro Militar, graduado pela Escola de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio
de Janeiro
(1989). Possui curso de formação de aperfeiçoamento de Cabo e Curso de formação para sargento.
Atuou como segundo tenente de quadro ADM, no QOA- CBMERJ e como subsecretário de Defesa Civil e saúde.


Atualmente superintendente da Defesa Civil Municipal vinculada à Secretaria de
Obras em Duque de Caxias.

Ao longo dos mais de 30 anos de vida profissional recebeu as seguintes condecorações:
Medalha “Avante Bombeiro” pelos serviços prestados à população e
m ações de extinção de incêndios e socorro;
Medalha “Sangue dos Heróis”
como retribuição pela sua atitude, pelo culto sincero e feitos gloriosos, pela disciplina, pelo cumprimento de ordens e missões,
pela atenção que sempre deu a estes militare
s; Medalha “Mérito Defesa Civil” destinada a agraciar autoridades, personalidades, voluntários e representantes de instituições governamentais ou não, que tenham prestado relevantes serviços à sociedade duquecaxiense e ao Sistema Municipal de Defesa Civil; como também, a agraciar os servidores municipais que tenham obtido destaque de forma notória, honrosa e contínua no exercício de sua profissão para a defesa da vida, a proteção comunitária e a redução dos riscos de desastres na Cidade de Duque de Caxias.

COMPETÊNCIAS COMPARTILHADAS COM A UNIÃO E OS ESTADOS:
I
desenvolver cultura nacional de prevenção de desastres, destinada ao desenvolvimento da cultura de resiliência no país;
II
estimular comportamentos de prevenção capazes de evitar ou minimizar a ocorrência de desastres;
III
estimular a reorganização do setor produtivo e a reestruturação econômica das áreas atingidas por desastres;
IV
estabelecer medidas preventivas de segurança contra desastres em escolas e hospitais situados em áreas de risco;
V
oferecer capacitação de recursos humanos para as ações de proteção e defesa civil; e
VI
fornecer dados e informações para o sistema nacional de informações e monitoramento de desastres.


ATRIBUIÇÕES DESTA SU
PERINTENDÊNCIA
I
Capacitação e formação de voluntários em concordância com o Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres e fortalecimento da resiliência local;
II
Execução do Projeto Escolas Resilientes, atendendo os Aspectos Essenciais 7 e 8 contidos na Resolução da ONU sobre Cidades Resilientes;
III
Incorporação das ações de proteção e defesa civil no planejamento municipal;
IV
Identificação e mapeamento das áreas de risco de desastres;
V
Promoção a fiscalização das áreas de risco de desastre com finalidade de vedar novas ocupações nessas áreas;
VI
Declaração de situação de emergência e estado de calamidade pública;
VII
Vistorias em edificações e áreas de risco e promoção, quando for o caso,de intervenção preventiva e evacuação da população das áreas de alto risco ou
das edificaç
ões vulneráveis;

VIII Organização e administração de abrigos provisórios para assistência à população em situação de desastre, em condições adequadas de higiene e
segurança;

IX
Manutenção da informação à população sobre áreas de risco e ocorrência de eventos extremos, bem como sobre protocolos de prevenção e alerta e sobre
as ações emergenciais em circunstâncias de desastres;

X
Mobilização e capacitação dos radioamadores para atuação na ocorrência de desastre em conformidade com a lei 9.608;
XI
Realização regular de exercícios simulados, conforme Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil;
XII
Promoção da coleta, distribuição e controle de suprimentos em situações de desastre;
XIII
Atuação na avaliação de danos e prejuízos das áreas atingidas por desastres;
XIV
Manutenção da informação para a União e o Estado sobre a ocorrência de desastres e as atividades de proteção civil no Município;
XV
Estimulação da participação de entidades privadas, associações de voluntários, clubes de serviços, organizações não governamentais e associações de classe e comunitárias nas ações desta Superintendência e promover o treinamento de associações de voluntários para atuação conjunta com as comunidades apoiadas;
XVI
Atuação conjunta com a secretaria de Habitação, Secretaria de Urbanismoe Secretaria de Assistência Social para solução de moradia temporária às
f
amílias atingidas por desastres;
XVII
Desenvolvimento de um cultura municipal de prevenção de desastres, destinada ao desenvolvimento da consciência local acerca dos riscos de
desastre no
município;
XVIII
Estimulação de comportamentos de prevenção capazes de evitar ou minimizar a ocorrência de desastres;

XIX Fornecimento de informações a população pelo cadastramento por SMS, que comunica riscos meteorológicos.
XX
Estabelecimento de medidas preventivas de segurança contra desastres em escolas e hospitais situados em áreas de risco;
XXI
Treinamentos e simulados com as comunidades em torno de sirenes de alerta e alarme.
XXII
Fornecimento de