DUQUE DE CAXIAS FINALIZOU 2021 COM DESTAQUE E SALDO POSITIVO EM GERAÇÃO DE EMPREGOS

person access_time04/02/2022 15:23

A região da Baixada Fluminense acumulou saldo positivo de 18.278 postos de trabalho formais em 2021. A conclusão veio a partir da análise de dados sobre os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) feita pela plataforma Retratos Regionais, do Sistema Firjan. O melhor resultado da região no ano passado ficou com Duque de Caxias, com 5.215 novas vagas ocupadas, seguido de Nova Iguaçu, com 4.200. Diferente dos bons resultados de 2021, em 2020, ao contrário, a região fechou o período com saldo negativo (-5.729).

Animado com os números positivos, o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, destacou que “2021 foi um ano muito difícil por vários aspectos mas também foi o ano da retomada do desenvolvimento e da recuperação econômica após o surgimento da Covid-19. A expectativa é de que os resultados continuem positivos com o avanço da vacinação e um maior controle da pandemia nas grandes cidades. Vamos continuar progredindo ainda mais”, disse Reis.

A análise específica da indústria da região mostra que, de janeiro a dezembro de 2021, o setor registrou saldo positivo de 4.106 vagas de trabalho formais. Duque de Caxias (+889) e Queimados (+665) representam os melhores resultados industriais no período. O segmento que mais impulsionou estes números foi o da construção civil, com 2.341 vagas. Em Duque de Caxias, o setor de serviços foi o que mais contratou no ano passado: foram 2,4 mil empregos formais gerados, seguido do comércio com 1,9 mil contratados.

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos incluindo todos os grandes setores.