coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

UNIDADES PRÉ HOSPITALARES SÃO REFERÊNCIA NO PRIMEIRO SOCORRO E ACOLHIMENTO DE SUSPEITOS DE COVID-19 EM DUQUE DE CAXIAS

UNIDADES PRÉ HOSPITALARES SÃO REFERÊNCIA NO PRIMEIRO SOCORRO E ACOLHIMENTO DE SUSPEITOS DE COVID-19 EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time03/06/2020 16:15

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, vem, desde o início da pandemia de Covid-19, dedicando todos os seus esforços para a abertura de leitos extras na rede municipal de saúde com o objetivo de prestar um atendimento de qualidade, não só para os pacientes moradores de Duque de Caxias, mas também para aqueles que residem em municípios vizinhos, afetados pelo novo Coronavírus.

Além de seis leitos de CTI exclusivos para pacientes de Covid-19 no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC), dos 32 leitos adaptados para internações exclusivas de retaguarda na UPA Beira Mar e dos 128 leitos no recém-inaugurado Hospital Municipal São José, o município conta ainda com sete unidades de pronto atendimento com leitos de observação e também preparadas para atender os pacientes que apresentam os sintomas da doença, que são as UPHs de Xerém, Parque Equitativa, Campos Elíseos, Pilar, Saracuruna, Imbariê e UPA Beira Mar. Todas contam com equipe multidisciplinar completa em regime de plantão 24 horas.

As seis Unidades Pré Hospitalares (UPH) instaladas em Duque de Caxias se destacam no acolhimento e primeiro atendimento aos casos suspeitos de Covid-19. Nessas, todos os pacientes que chegam com quadro gripal ou suspeito, recebem máscaras de proteção e são encaminhados à sala de espera específica, até que ocorra a classificação de riscos. A partir daí, os casos suspeitos de Covid-19 são encaminhados para atendimento médico onde, além de radiografias, podem ser solicitados também exames laboratoriais ou tomografias computadorizadas. O paciente é medicado e liberado com orientações de isolamento domiciliar (em casos suspeitos leves notificados como síndrome gripal) ou encaminhados à internação, nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG).

Para internação, os usuários são encaminhados para o setor de isolamento específico para Covid-19, com profissionais exclusivos para prestar os cuidados necessários e realização de exames, confirmando ou descartando a contaminação. Enquanto internados, os pacientes seguem realizando exames e são inseridos no Sistema Estadual de Regulação - SER RJ, visando a transferência para hospitais voltados para o tratamento e acompanhamento dos casos suspeitos, seja em enfermaria ou UTI. Além do cuidado com os usuários do serviço, os profissionais de saúde das UPHs recebem treinamentos e capacitações, além de terem à sua disposição todos os EPIs preconizados, acompanhamento psicológico, e testes rápidos para para Covid-19 ao menor sinal de suspeita de contaminação.

O diretor de enfermagem da UPH Pilar, Romulo Rissi, destaca que, entre os meses de março e maio de 2020, a unidade atendeu e notificou cerca de 1.600 pacientes com quadro suspeito, sendo 41 deles internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG). Destes, 16% foram tratados na própria unidade e obtiveram alta com melhora; 6% foram admitidos em estado muito grave e mesmo com todo suporte evoluíram para óbito; e 78% foram transferidos para hospitais, onde deram prosseguimento aos cuidados necessários.

Entre os pacientes recuperados na UPH do Pilar, está Sérgio Almeida de Souza, 73 anos, morador do Bairro Jardim 25 de Agosto, em Duque de Caxias. Ele permaneceu por cinco dias na unidade recebendo companhamento e medicação específica, e teve alta médica no dia 20/04.

A UPH de Xerém também tem alcançado um número significativo de altas de pacientes de Covid-19. O monitoramento mostra que nos meses de abril e maio, cerca de 170 pacientes acompanhados e medicados na unidade saíram de lá recuperados. O paciente Lucas Gomes da Silva, 84 anos, morador do bairro Pilar, é um desses pacientes. Ele chegou à UPH Xerém no dia 02/05, sendo atendido pela equipe médica e diagnosticado com quadro clínico e radiológico avançado do Covid 19. Depois de passar 20 dias internado, recebeu a tão esperada alta no dia 22/05. Ao sair da unidade, o ex-paciente foi recebido pelos familiares e amigos com muita felicidade.

"Agradeço primeiro a Deus por ter me concedido a oportunidade de continuar vivendo. E toda a minha gratidão aos profissionais dessa unidade que, durante todos esses dias cuidaram de mim, com muito carinho e dedicação. Vocês são abençoados!", declarou Lucas.
Assim como Sérgio e Lucas, centenas de pacientes estão sendo recuperados do Covid-19 no município, graças aos investimentos da Prefeitura de Duque de Caxias e a dedicação e trabalho dos profissionais de saúde.

folder_openTags