PROJETO VIVER MAIS, DA SECRETARIA DE DEFESA DE DIREITOS DA TERCEIRA IDADE, VAI A BAIRROS DO 1º E 3º DISTRITOS DE DUQUE DE CAXIAS ESTA SEMANA

person access_time12/09/2022 13:08

A Secretaria Municipal de Defesa dos Direitos da Terceira Idade de Duque de Caxias leva, esta semana, o seu Projeto Viver Mais para mais cinco bairros do município. O objetivo do projeto é atender e oferecer melhor qualidade de vida e dignidade às pessoas idosas da cidade. Os bairros que irão receber a ação esta semana são: Parada Angélica (12/09), Santa Lúcia (13/09), Parque Lafaiete/Periquito (14/09), Laguna e Dourados (15/09) e Vila São Luiz (16/09)

Tendo uma equipe multidisciplinar, com atendentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, profissionais de educação física e psicólogos, entre outros, o programa realiza um atendimento itinerante da população. Entre os serviços prestados estão as aferições de pressão arterial, glicemia e saturação, que detectam problemas respiratórios e cardíacos, além de diabetes. O Projeto atenderá à população das 8 às 16h.

“Agora, com a nossa Secretaria, a pessoa idosa tem voz e vez em nosso Município. A nossa equipe está indo nos quatro distritos de Duque de Caxias, procurando abordar, de forma humanizada, as pessoas idosas que estiverem circulando nos pontos em que ela estiver. Apresentamos a possibilidade de verificar como está a condição de saúde deles. Nós os orientamos a procurar um acompanhamento médico adequado, quando identificamos que são portadores de doenças silenciosas. Muitas vezes, essas pessoas não sabem que sofrem de diabetes ou problemas de pressão, por exemplo”, esclareceu o secretário de Defesa dos Direitos da Terceira Idade, Fábio Martins, que ressaltou que todos podem ser atendidos pelo Viver Mais: “ Nosso foco são as pessoas idosas, mas atendemos a todos que nos procuram nos locais em que tiver ações do projeto”.

Nesta segunda-feira (12/09), o Projeto Viver Mais está em Parada Angélica, na praça principal do bairro. Na terça-feira (13/09) será em Santa Lúcia, também em sua praça principal. Na Quarta-feira (14/09), a equipe estará na Praça na divisa entre Periquito e Parque Lafaiete. Na Quinta-feira (15/09), o atendimento será realizado na Praça de Laguna e Dourados. Encerrando as atividades da semana, na sexta-feira (16/09), o projeto estará na Praça da Apoteose, na Via São Luiz.