person access_time17/08/2018 16:14

PROJETO SAMUZINHO ENTREGA CERTIFICADOS PARA A 2° TURMA DO TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS.

A Prefeitura de Duque de Caxias, através do Núcleo de Educação em Urgência (NEUR) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Duque de Caxias (SAMU 192 - DC), entregou na última quarta-feira (15), Certificados para os adolescentes do Colégio Estadual Dulce Petri, no bairro Beira Mar, que participaram da 2ª Turma do Treinamento de Primeiros Socorros Amigos do SAMU do Projeto Samuzinho.

O Samuzinho foi implantado através da iniciativa articulada pela Assistente Social Creuza Araújo da Silva (Bairro Beira Mar), responsável pelo Projeto Interdisciplinar, com a coordenadora do NEUR/ SAMU 192 - DC, Enfermeira Claudia Fidelis Basilio e o coordenador médico, Dr. Diego Vieira Mendes.

A segunda cerimônia de entrega de certificados teve início ás 15:30h, no salão da Igreja São Pedro (Parque Beira Mar). A abertura foi realizada pela Enfermeira Debora Evelyn. O evento contou ainda com a presença da Orientadora Educacional do Colégio Estadual Dulce Petri, Fátima Silvio; da vereadora Juliana do Táxi; da Coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência – NEUR/SAMU192 DC enfermeira Claudia Fidelis Basilio; do instrutor do NEUR/ SAMU DC, técnico de enfermagem Adriano Valença; do enfermeiro João do Nascimento; da coordenadora do Projeto Interdisciplinar, assistente social Creuza Araújo da Silva; da coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Beira Mar, Elaine Cabral Costa; e dos amigos e familiares dos alunos.

O objetivo do projeto é conscientizar crianças e adolescentes do município de Duque de Caxias sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo SAMU 192 - DC, além de enfocar os problemas causados por ligações indevidas (trotes) e fornecer noções de primeiros socorros, orientando sobre como devem agir em situação de urgência/emergência, até a chegada da equipe de socorristas.

Foram beneficiados com o Treinamento de Primeiros Socorros Amigos do SAMU mais de 90 alunos do Colégio Estadual Dulce Petri.
O Enfermeiro, João do Nascimento apresentou o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEUR/ SAMU 192- DC).

Ao final, a responsável pelo Projeto Interdisciplinar apresentou o vídeo com fotos das participações dos adolescentes no treinamento e em seguida todos foram convidados a participar de um Coffee Break.

Projeto Samuzinho
O projeto Samuzinho foi implantado no município de Duque de Caxias, em maio de 2018. Desde sua fundação já foram treinadas mais de 140 crianças e adolescentes. O projeto agradece o apoio da Diretora do CIEP -098 – Prof.ª Hilda do Carmo Siqueira, Eliane Cristina, e da Diretora Geral do Colégio Dulce Petri , Ana Carolina.