coronavírus
X
Mais pesquisados

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS DIVULGA LISTAGEM DAS NOVAS FAMÍLIAS CONTEMPLADAS PELO BOLSA FAMÍLIA.

access_time01/04/2020 17:48

Onze mil novos cadastros realizados até o dia 20/03, que estavam sendo avaliados pelo sistema foram liberados para concessão do beneficio. A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, publicou, hoje (01/04) a listagem contendo o nome do responsável familiar, NIS e bairro das famílias contempladas. Mesmo que não tenha recebido o cartão, basta levar Identidade e CPF ou o NIS em qualquer agência da CEF direto no caixa pra fazer o saque na data do seu pagamento. Aqui segue a listagem:

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

DUQUE DE CAXIAS REALIZA OFICINA PARA ELABORAÇÃO DO 2° PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

DUQUE DE CAXIAS REALIZA OFICINA PARA ELABORAÇÃO DO 2° PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

person access_time24/05/2022 16:56

A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias (CAISAN-DC), formada por 12 secretarias municipais, realizou no dia 18 de maio, na Secretaria Municipal de Educação, a 1ª Oficina para elaboração de metas e ações que farão parte do 2º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) de Duque de Caxias.

Na abertura do evento, que reuniu 60 pessoas, entre representantes da sociedade civil e do poder público municipal, a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS), Claise Maria Alves, agradeceu a presença de todos e destacou a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em todo o processo de elaboração do 2º Plano de SAN, iniciado em 2021, através de um convênio de estágio entre a UFRJ e o DESANS. “Agradeço a todos que atenderam a essa convocação, reafirmando a importância desse processo de construção coletiva, em prol do avanço da política de Segurança Alimentar e Nutricional em Duque de Caxias, que tem como objetivo atender aos cidadãos com políticas intersetoriais, para promoção da alimentação adequada e saudável para todos os munícipes”, destacou a diretora Claise Maria

Em seguida, Camila Linche, coordenadora estadual da gestão do SISAN, da Superintendência de SAN da SEDSODH, compartilhou informações sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), e fez uma apresentação da situação dos demais municípios do Estado do Rio de Janeiro e os motivos pelos quais os gestores públicos devem elaborar e monitorar seus planos de SAN. Ela informou ainda que Caxias foi o primeiro município no estado a aderir ao SISAN, sendo referência na política de Segurança Alimentar e Nutricional. “Poucos sabem que Duque de Caxias fazer parte do SISAN foi um dos critérios que garantiu ao município reabrir o Restaurante do Povo, em parceria com o Governo do Estado”, ressaltou a coordenadora estadual da gestão do SISAN.

O encontro contou ainda com a presença do Sr. Sidney Neves, vice-presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-DC), que ao se dirigir ao público presente ressaltou a importância desta oficina para a política municipal de SAN, e reforçando o convite a todos para as próximas etapas. “Estamos organizando a realização da 11ª Conferência Municipal de SAN e em breve vamos divulgar mais informações”, informou Sidney Neves.

Como parte da programação, as estagiárias do Instituto de Nutrição Josué de Castro, da UFRJ, fizeram uma exposição sobre o Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA), ressaltando a piora do cenário de insegurança alimentar e nutricional no país. A equipe do DESANS apresentou o resultado da avaliação do alcance das metas do 1º Plano de SAN e informações sobre a contextualização de Duque de Caxias para subsidiar reflexões e propostas.

Num segundo momento da oficina, os participantes foram direcionados para três grupos de trabalho, com os temas dos eixos do 2º Plano de SAN: 1) Educação Alimentar e Nutricional e Fortalecimento do SISAN; 2) Alimentação e Nutrição e 3) Produção, abastecimento e acesso à água, alimentos saudáveis e geração de renda. Através dos grupos de trabalho, os participantes puderam contribuir com sugestões de metas e ações.

Para dar continuidade ao processo de elaboração do 2º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias, uma 2ª Oficina está programada para o dia 01 de junho, das 9h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Educação.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: desansdc@gmail.com

folder_openTags