coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

BOLETIM PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS – COVID-19

BOLETIM PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS – COVID-19

person access_time25/03/2020 17:17

Duque de Caxias, 25 de março de 2020

A Prefeitura de Duque de Caxias está divulgando orientações, medidas emergenciais e preventivas voltadas para o enfrentamento ao novo Coronavírus, o COVID-19. A ação foi necessária devido ao aumento de casos diagnosticados no Estado e após a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificar a questão como pandemia. O objetivo é manter em segurança a população e evitar a disseminação da doença na cidade. A Prefeitura ressalta que novas medidas têm sido anunciadas praticamente todos os dias e pede a colaboração de todos na preservação da saúde da população de Duque de Caxias.

* O boletim epidemiológico sobre o Coronavírus no município de Duque de Caxias, atualizado nesta quarta-feira, 25/03/2020, apresenta os seguintes resultados: 135 casos suspeitos notificados; 2 casos confirmados; 30 casos descartados e 0 óbito.

* A PMDC criou um novo portal para facilitar o acesso às informações sobre as medidas adotadas pelo município para o enfrentamento ao novo Coronavírus. Nele, serão publicadas diariamente matérias e atualizações sobre a situação de combate ao vírus na cidade. O objetivo é manter em segurança a população e evitar a disseminação da doença. Para acessar o novo portal, basta clicar no link a seguir: https://coronavirus.duquedecaxias.rj.gov.br/

* Entre as medidas adotadas pela Prefeitura estão a criação de 326 novos leitos na rede municipal de saúde do município, sendo 100 leitos no novo hospital adquirido pela Prefeitura para atendimento específico aos casos de coronavírus na cidade; 56 leitos no Hospital Municipal dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, que devem ser inaugurados em 10 ou 15 dias; 20 leitos na Policlínica Duque de Caxias; 10 leitos de CTI pediátrico no Hospital Infantil Ismélia da Silveira; 40 leitos nas seis UPHs da cidade, com atendimento 24 horas; e 100 leitos na nova Maternidade de Santa Cruz da Serra, que poderão ser usados em caso de necessidade.
* Desde do dia 23/03, agentes da vigilância sanitária estão nas ruas ajudando o comércio que precisa se manter em funcionamento a garantir as condições de higiene necessárias para o atendimento seguro aos clientes. Os funcionários ligados à SMS estão promovendo um importante trabalho de orientação e proteção aos clientes e trabalhadores do comércio.
* Novos investimentos estão sendo feitos na rede municipal de saúde, em um valor total de R$100 milhões, para prevenção e combate ao Novo Coronavírus.

* A PMDC prossegue com a 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação. A primeira fase da campanha, que vai de 23/03 a 15/04, tem o objetivo de proteger os mais vulneráveis (idosos) e os que estão na linha de frente no atendimento dos serviços de saúde (profissionais de Saúde). É importante destacar que a vacina da gripe não diminui o risco de contágio por coronavírus, mas pode proteger a população mais vulnerável. A SMSDC disponibiliza doses da vacina contra a Influenza em mais de 50 unidades de saúde e mantém um polo especial na Praça do Pacificador (De 23 a 27/03).

* A PMDC esclarece que, sobre o funcionamento das unidades de saúde, foram feitas as seguintes modificações:
- Hospital do Olho Julio Cândido de Brito – Atendimento restrito somente aos pacientes de retorno cirúrgico
- Policlínica Duque de Caxias - Atendimento restrito somente para troca de receita, entrega de medicamentos e pacientes em tratamento oncológico
- Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda - Unidade temporariamente fechada
- Hospital Municipal dr. Moacyr Rodrigues do Carmo - Estão suspensas temporariamente consultas e exames ambulatoriais. Atendimento somente para urgências e emergências. Estamos restringindo as visitas a pacientes hospitalizados
- UPA Beira Mar - Prioridade de atendimentos emergenciais para pacientes sintomáticos respiratórios
- CRAESM (Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher) – Em funcionamento
- CER IV (Centro Especializado de Reabilitação) – Em funcionamento
- Hospital Infantil Ismélia da Silveira (HISS) - Estão suspensas temporariamente consultas de primeira vez e cirurgias eletivas. Atendimento somente para troca de receitas a pacientes crônicos, entrega de insumos para pacientes do Programa de Diabetes e Intolerância Alimentar (PADAI), imobilização ortopédica, revisões e retornos pós-operatórios.
- UPA Infantil Dr. Walter Garcia - Atendimentos de emergência para crianças de 0 a 13 anos. Só é permitido 01 acompanhante por criança. As visitas estão suspensas.

* A Defesa Civil Municipal está orientando a população, através das sirenes de alerta de chuva nas comunidades, a respeito das medidas a serem tomadas em prevenção ao COVID-19.

* A PMDC pede que a população não compartilhe fake news e só divulgue informações vindas dos meios de comunicação oficiais da Prefeitura de Duque de Caxias.

* A PMDC esclarece que todas as secretarias municipais estão mobilizadas para o combate à disseminação do COVID-19. Seguiremos os protocolos nacionais e internacionais recomendados.

* A PMDC sugere que a população evite locais com aglomeração e superlotação de pessoas. Devem ser evitados, especialmente, locais fechados. Ressalta que pessoas com baixa imunidade devido a problemas de saúde como asma, pneumonia, tuberculose, câncer, doenças renais crônicas e transplantados devem reforçar os cuidados de prevenção ao COVID-19.

* A PMDC informa que o recesso escolar da rede municipal de ensino, previsto para o mês de julho, foi antecipado por conta da pandemia COVID-19 de 16/03 a 29/03. Após esse período haverá suspensão das aulas por mais 15 dias de 30/03 a 13/04. Ao término deste novo período, será reavaliada a situação para comunicação de novas medidas. Os gestores estão de prontidão para a abertura das escolas quando necessário para auxílio da SMS e de qualquer chamado de urgência.

* A PMDC ressalta que as aulas nas unidades da FUNDEC também estão suspensas pelo mesmo prazo. A Fundação emitiu, nesta terça-feira (24/03), a Portaria n 21/2020 reforçando a necessidade do fechamento do plantão administrativo diário. O documento esclarece que os coordenadores dos Centros de Ensino estarão em atendimento remoto.

* Com relação ao transporte público, a PMDC, através da Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Público, informa que uma circular foi encaminhada às empresas que exploram as linhas municipais, determinando a higienização diária dos coletivos e a limpeza ou substituição dos filtros dos aparelhos de ar condicionado. O órgão determinou também que os ônibus das linhas municipais circulem apenas com passageiros sentados. A empresa que não cumprir a determinação poderá ser penalizada, como prevê a concessão da Prefeitura.

* Sobre as feiras livres, a SMTSP informa que a partir de terça-feira (24/03) todas estão suspensas pelos próximos 15 dias. A medida tem por objetivo a prevenção do contágio e o combate à propagação do coronavírus (COVID-19) no município. As feiras livres são realizadas nos seguintes bairros: Vila Operária (terça-feira), Centenário (quarta-feira), Cinco de Maio (quinta-feira), Vila São Luiz (sexta-feira), Jardim Gramacho, Figueira, Dr. Laureano, Nova Campinas e Xerém (sábado), Gramacho, Jardim Primavera, Santa Cruz da Serra, Saracuruna, Imbariê e Centro (domingo).

* A Guarda Municipal de Duque de Caxias, subordinada a Secretaria Municipal de Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas, está com equipes de agentes apoiando as medidas restritivas de acessos às estações ferroviárias e nas ruas com GMs da ROMU – Ronda Ostensiva Municipal. Ressalta ainda, que também conta com equipes de trânsito circulando pelo município.

* A PMDC informa que as unidades da rede municipal de saúde (hospitais, unidades de emergência e atenção básica) estão cientes quanto aos procedimentos a serem tomados em caso de ocorrência da doença no município. Havendo alguma suspeita, as unidades de saúde deverão encaminhá-las ao laboratório de referência estadual, além de notificá-las em até 24 horas.

* A PMDC ressalta que o Departamento de Vigilância em Saúde da SMS solicitou um acréscimo na compra de máscaras descartáveis e álcool gel, para atender às demandas das unidades.

* A PMDC tem feito novas reuniões de capacitação junto à rede municipal de saúde e está desenvolvendo uma campanha de conscientização da população. Através da divulgação da campanha, os moradores estão sendo orientados sobre as práticas de higiene das mãos e a respeito de regras de etiqueta respiratória.

* A PMDC orienta a população para que as pessoas lavem as mãos frequentemente com água e sabão e usem antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%, principalmente após tossir ou espirrar, depois de cuidar de pessoas doentes, após ir ao banheiro, antes e depois de comer. Ao tossir e espirrar os cuidados devem ser: cobrir a boca e o nariz, isolar a boca usando os braços ou lenço descartável. As pessoas com sintomas da doença, ao tossir e espirrar, devem evitar usar as mãos. Caso utilizem lenço, o mesmo deve ser jogado fora imediatamente. O ideal é usar lenços descartáveis.

folder_openTags