X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

IPTU 2024: CONTRIBUINTE DE DUQUE DE CAXIAS TEM ATÉ O DIA 24 DE JANEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO COM 7% DE DESCONTO

access_time08/01/2024 15:33

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda, divulga a tabela de pagamento do IPTU 2024. Conforme estabelecido pelo calendário tributário da cidade para o exercício financeiro de 2024, o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderá ser realizado em cota única, com duas opções de vencimento:

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

SAÚDE PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DA REDE DE SERVIÇOS DO MUNICÍPIO

SAÚDE PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DA REDE DE SERVIÇOS DO MUNICÍPIO

person access_time28/06/2024 12:13

Aconteceu, na tarde da última quinta-feira (27/06), no auditório do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, a capacitação no preenchimento do instrumento de Agravo de Notificações (SINAN) para os profissionais da rede de serviços do município. A iniciativa foi realizada através do projeto "Educação em Serviços de Saúde", da Coordenação de Serviço Social do Departamento de Atenção à Saúde (DAS – SMDC).

O SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação de Violência tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente. A notificação é compulsória para ambos os componentes em situações de violências envolvendo crianças, adolescentes, mulheres e idosos, de acordo com a portaria 737/2001, do Ministério da Saúde, que considera a violência como problema de saúde pública.

Estiveram presentes a psicóloga sanitarista do Departamento de Vigilância em Saúde, Aline Cunha; Dra Célia Guerra, diretora do Departamento de Atenção à Saúde (DAS); Rosimar Pequeno, Coordenadora do Serviço Social na Saúde; Elisangela Locatelis, Assessora Técnica do Departamento de Atenção a Saúde; Elaine Paladini, Diretora de Enfermagem, e Thaís Oliveira, Enfermeira do Departamento de Vigilância Sanitária.

A palestrante Aline Cunha, que é psicóloga sanitarista do Departamento de Vigilância em Saúde, falou sobre a importância da inserção de dados corretos no primeiro atendimento. “O preenchimento da ficha é o primeiro passo pra acolher esse usuário que sofreu violência e procurou o atendimento na unidade de saúde. Esse é o primeiro passo para inserir uma rede de cuidados. A ficha de notificação é muito importante para saber que tipo de violência ocorre no nosso município, o tipo e perfil das pessoas que são acometidas pela violência, o perfil dos agressores e a localização onde os casos mais acontecem para a gente planejar ações de prevenção e promoção da saúde da nossa população”, relatou Aline.

Todos os profissionais da saúde devem preencher o SINAN para casos suspeitos ou confirmados de violência doméstica, sobretudo violência sexual, devido ao imediatismo das ações que devem ser tomadas quando acontece uma violência desse tipo, ou seja, todos os procedimentos têm que ser tomados em 24h, com urgência. Tanto a notificação, quanto o desencadeamento das ações de proteção às vítimas. Isso faz parte de uma vigilância epidemiológica. Através do SINAN, é possível traçar o mapa da violência na cidade e propor ações que gerem políticas públicas no município.

folder_openTags