Apartamentos são do programa Minha casa, minha vida

 

O sonho da casa própria tornou realidade para 760 famílias de Duque de Caxias, que receberam nesta terça-feira (28/6), as chaves dos apartamentos dos condomínios Piemonte, Catania e Mônaco, no bairro do Cangulo. Os imóveis fazem parte do programa Minha casa, minha vida, uma parceria da Prefeitura de Duque de Caxias com o governo federal, que em três anos já entregou cerca de três mil moradias populares no município.

Condominio term vagas de estacionamento e área de lazer1

Os novos proprietários dos apartamentos receberam durante a solenidade, uma boa notícia do prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso: a construção de uma creche e uma escola para a região. “A Prefeitura irá buscar recursos para construir uma creche e uma escola nesta área para atender aos moradores dos condomínios”, disse o prefeito que estava acompanhado do vice-prefeito Laury Vilar.

O prefeito Alexandre Cardoso conversou com os moradores do condomínio

Destacou ainda a parceria com o governo federal, através da Caixa Econômica Federal (CEF), que vem realizando o sonho da casa própria para várias famílias de Caxias. “ Em três anos aumentamos por 10 o número de moradias entregues, com aproximadamente três mil famílias atendidas.  A Prefeitura acertou com a Caixa, entregar um total de cinco mil unidades habitacionais até o final do governo”, explicou o prefeito Alexandre Cardoso, que entregou a chave do apartamento a Vanilda Laureano dos Santos.

Para o secretário de Planejamento, Urbanismo e Habitação, Luiz Edmundo Costa Leite, entrega dos apartamentos era um momento importante para a Prefeitura, por ser a conclusão de um projeto.

Banheiro do apartamento é adaptado à portadores de necessidades especiais

Segundo o superintendente regional da CEF, Augusto Motta a solenidade de entrega das chaves é o momento final de um processo tão esperado pelas pessoas que irão morar no condomínio. “Este é um dos condomínios mais bonitos que vi, inclusive a área de lazer”, comentou.

Moradores procuraram as tendas das secretarias e da Ouvidoria para orientações

Estiveram presentes secretários municipais, vereadores, o deputado estadual Dica, Ricardo Guido, representante da  construtora Eccamp, o comandante do 15º BPM (Duque de Caxias), tenente-coronel Marco Aurélio Santos, entre outros convidados. 

Desejo concretizado

Os apartamentos dos residenciais Piemonte, Catania e Monaco são imóveis de 43,23 metros quadrados, com sala, dois quartos, cozinha e banheiro e valor aproximado de R$ 75 mil. O condomínio conta também com vagas de estacionamento, playground e área de lazer. Mais do que sonhou ou pode desejar a dona de casa Sandra Borromeu, 46 anos, que finalmente terá o espaço para colocar a filha de 16, tetraplégica, em uma casa.

O prefeito Alexandre Cardoso foi a primeira visita no apartamento de Sandra Borromeu

“Quando recebi a ligação telefônica da secretaria de Planejamento, Urbanismo e Habitação, informando que eu havia sido sorteada no Minha casa, minha vida, não acreditei. Achei que era um trote. Foi preciso a assistente social do hospital onde minha filha está internada falar com o pessoal da secretaria e confirmar que havia ganho a casa. Receber a chave da minha casa é a realização de um sonho. Estou emocionada. A partir de hoje é vida nova para toda a família”, concluiu.

A secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo de Duque de Caxias realizou nesta sexta-feira (24/06) e sábado (25), a 6ª Conferência Municipal da Cidade de Duque de Caxias que teve como tema: “A cidade para todos. E todos por uma cidade mais justa”, onde foram discutidas a questão da mobilidade, do saneamento, planejamento e gestão urbana. O encontro foi aberto pelo secretário da pasta, Luiz Edmundo Costa Leite. Durante   para discutir, entre outros assuntos. A abertura foi realizada no auditório da Câmara Municipal, com palestra do secretário Luiz Edmundo Costa Leite. Durante o evento foram eleitos os delegados que participarão da 6ª Conferência Estadual das Cidades, na capital fluminense.

O secretário Luiz Edmundo abriu a 6ª Conferência da Cidade na Câmara Municipal1

 

O secretário Luiz Edmundo destacou na abertura da conferência a importância da discussão para avançar na construção da política e do sistema municipal de desenvolvimento urbano. “Nosso objetivo é sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas, planos e propostas concretas de ação para enfrentar os problemas”, disse.

A diretora do Instituto Histórico da Câmara Municipal, Tânia Amaro, abordou o desenvolvimento de Duque de Caxias a partir da emancipação, em 1943. Já o professor Alex Magalhães, falou sobre a “Função social da cidade e da prosperidade”.

A mesa de abertura da Conferência da Cidade com autoridades representantes do poder público e da sociedade civil

No segundo dia da conferência, na Unigranrio, foram discutidos pelos grupos participantes os temas: “Plano diretor de mobilidade de Duque de Caxias, com Márcio Wixak Vieira da Motta; “Política Habitacional em Duque de Caxias, com Kelson Senra, subsecretário de Habitação; “Saneamento: realidade e desafios”, com a professora Bianca Dieile da Silva, pesquisadora de Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ; e “Planejamento e Gestão Urbana: uso e ocupação do solo na função social da cidade”, com o secretário Luiz Edmundo Costa Leite. Após as discussões dos eixos foram apresentadas as propostas que serão levadas à conferência estadual das cidades.

Os delegados 64 eleitos estão assim representados: Governo, 27; Trabalhadores, 6; Movimentos Populares, 17; Empresários, 6; Entidades profissionais e acadêmicos, 4 e Organizações não Governamentais (ONGs), 4. Foram escolhidos também 64 suplentes.

BANNERVIRTUAL Conferencia 480X160px v3 1

  

(Inscrições encerradas)

 

A Comissão Preparatória da 6ª Conferência da Cidade de Duque de Caxias, informa que todos inscritos até às 21 horas do dia 22 de Junho de 2016, serão credenciados conforme Regimento Interno e de acordo com seus respectivos segmentos. Este aviso substitui o envio do e-mail para os inscritos.
 
Lembramos para os Segmentos inscritos à Delegados, as respectivas Instituições deverão levar os Ofícios designando seus representantes, entregando no ato de credenciamento.
 
 
A Comissão Preparatória da 6ª Conferência da Cidade de Duque de Caxias




Confira os links abaixo sobre a 6ª Conferência Municipal da Cidade de Duque de Caxias

 

REGIMENTO INTERNO

REGULAMENTO

RELEASE

TEXTO BASE

Scan0008

A população de Duque de Caxias foi apresentada nesta sexta-feira (3/6), ao Plano de Mobilidade da cidade. Realizada no auditório do shopping Unigranrio, a cerimônia de lançamento do projeto desenvolvido pela secretaria municipal de Planejamento, Habitação e Urbanismo, através da LOGIT Engenharia, contou com a presença do vice-prefeito Laury Vilar, representando o prefeito Alexandre Cardoso; do secretário Luiz Edmundo (SMPHU); do Superintendente da Câmara Metropolitana, Gerard Fishegold; da representante da LOGIT Engenharia, Ivanice Schutz Veiga; e do reitor da Unigranrio, Aroldy Cordeiro Herdy.

O vice prefeito Laury Villar falou sobre a importância do projeto para cidade

“Duque de Caxias talvez seja o município mais afetado com a questão da mobilidade urbana. Nós somos cortados pela rodovia BR-040, que na parte da manhã fica toda engarrafada. Com isso, o Centro da cidade também engarrafa, já que as pessoas cortam caminho pelas ruas internas e acabam causando mais congestionamentos. Quem sofre é o trabalhador. Então, vejo que os estudos técnicos são fundamentais para o início da discussão, mas o mais importante é levar a proposta à população a fim de se criar um Plano de Mobilidade que possa beneficiar aquele que mais sofre com tudo isso, que é a população do nosso município”, destacou Laury.

A primeira etapa do Plano de Mobilidade de Duque de Caxias foi iniciada em fevereiro deste ano com a coleta de dados junto a órgãos internos e externos à Prefeitura e compreensão da arte da mobilidade na cidade. Concluída essa parte, o projeto entra na fase de diagnósticos e prognósticos que deverá contar com a participação da população e seus representantes através de oficinas, audiências públicas e do portal participativo da prefeitura.

Autoridades participaram da cerimônia de lançamento do Plano de Mobilidade de Duque de Caxias

O secretário municipal de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Luiz Edmundo, falou sobre o Plano de Mobilidade e seus objetivos. “Existe uma obrigação legal, uma legislação que exige que os municípios tenham um plano de mobilidade urbana. Mas não há a discussão se o plano é ruim ou bom, simplesmente tem que ter um plano. E muita das vezes o que se vê é um trabalho realizado de qualquer maneira, apenas para cumprir a lei. O que estamos fazendo em Duque de Caxias é um Plano de Mobilidade para cidade, com a participação dos principais interessados, que é a população. Esse é o nosso diferencial” disse.

Ele também apresentou a identidade visual do projeto e o canal no portal da prefeitura onde a população vai poder conhecer esse instrumento e, principalmente, dar sua opinião e sugestão para o desenvolvimento do CaxiasMobi.

Identidade visual do Plano de Mobilidade de Duque de Caxias

“O logotipo foi pensado para mostrar exatamente o objetivo do Plano de Mobilidade. Ele mostra que existe uma integração entre os diversos modais, mas com prioridade ao pedestre, que está em cima, em primeiro lugar. Em seguida, temos a bicicleta, que em uma região plano como Caxias, torna-se um transporte muito utilizado pela população. Aí vem trem, no qual Caxias já possui uma grande linha que corta o município e que deve ser melhor explorada e utilizada; ônibus e automóvel, que ao meu ver é o meio de locomoção mais egoísta que existe”, explicou Luiz Edmundo, para logo em seguida falar sobre o hotsite. “O canal participativo terá destaque no portal da Prefeitura. Ali, as pessoas vão poder conhecer mais sobre o plano de mobilidade e preencher um formulário para que possamos ter mais informações que ajudarão na identificação das principais carências no serviço de transporte público”, concluiu.

BUSCAR NO PORTAL

OUVIDORIA MUNICIPAL

DFDASSS

REDES SOCIAIS

twitter 

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

TRANSPARENCIA 3

WEBMAIL

BANNER WEB web mail 1

Contracheque

unnamed 1

banner-servidores-ativos

banner servidores ativos

banner servidores inativos

SERVIDOR

banner processos administrativos

CONSULTA DE PROCESSOS

BOTAO CONSULTAR 1

PROGRAMA HABITACIONAL

unnamed 1