As casas improvisadas às margens do Rio Sarapui deixaram de ser a realidade para 500 famílias que durante anos viveram nas comunidades Dique 1 e Dique 2, em Duque de Caxias. Elas receberam nesta quinta-feira (9/4), seus apartamentos no Condomínio Volterra, no bairro Nossa Senhora do Carmo, em solenidade que teve a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Luiz Fernando Pezão e do prefeito Alexandre Cardoso e do ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

A aposentada Heloísa Helena de Souza com a chave da casa tão sonhada a vida inteira

Em seu discurso, o prefeito Alexandre Cardoso falou sobre a importância do papel do governo federal para Caxias, destacando que o município vive um momento especial. “Caxias vive uma relação especial com o governo federal, que tem contribuído para a cidade em vários projetos, como os de combate a enchente e da implantação de 120 quilômetros de ciclovia”, disse o prefeito Alexandre Cardoso.

A presidente Dilma Rousseff ressaltou a parceria com o governo estadual e com a prefeitura de Caxias em vários projetos

Para a presidente Dilma Rousseff, os apartamentos do Condomínio Volterra são uma forma de dar dignidade as pessoas, e destacou que Caxias receberá novos investimentos do programa habitacional. “Somente no município de Duque de Caxias, serão entregues ainda 6.500 unidades habitacionais. Ao todo, cerca de 10 mil famílias serão contempladas nesta fase do programa”, garantiu a presidente, que elogiou a parceria com o prefeito Alexandre Cardoso.

Condomínio oferece aos moradores segurança e área de lazer

Já o governador Luiz Fernando Pezão ressaltou as mudanças que o país passou desde o governo do ex-presidente Lula que permitiu pessoas que recebiam até três salários mínimos tivessem crédito e pudessem ter um imóvel de qualidade, como os do programa Minha casa, minha vida. Vamos resolver um problema que afeta a Baixada, que é a falta de água. Já compramos 800 quilômetros de tubos. Estamos desenvolvendo uma parceria público- privada para solucionar a questão do esgoto na Baixada e São Gonçalo”, comentou.

O governador Luiz Fernando Pezão disse que a ação conjunta com o governo federal trará a água para as cidades da Baixada Fluminense

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, revelou que a terceira fase do programa será iniciado e a expectativa é o de entregar cerca de seis milhões de moradias, até 2018, e mais 1,6 milhão este ano.

Estiveram presentes ao evento a primeira dama e secretaria de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, o vice-prefeito Laury Villar, a presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Mirian Belchior, todo o secretariado municipal, o presidente da Câmara, Eduardo Moreira, o secretário estadual de Ambiente, André Correa, o presidente do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), Marco Aurélio Damato, deputados federais e estaduais, vereadores, a presidente e lideranças sindicais.

O prefeito Alexandre Cardoso acompanhou a presidente Dilma Rousseff na visita ao imóvel

Fim do pesadelo

Primeira moradora a receber o apartamento de dois quartos, sala, cozinha e banheiro, a aposentada Heloísa Helena de Souza, 77 anos, viu chegar ao fim o pesadelo que vivia na comunidade do Dique, sempre temendo a cheia do Rio Sarapui ou a chuva. “Estou realizando um sonho. Não acreditei quando disseram que iria ter uma casa própria. Durante anos desejei ter minha casa, mas o dinheiro que consegui guardar só deu para comprar na comunidade.  Agora, minha vida irá mudar. Não vou ficar preocupada com a chuva”, conta a dona de casa que mora com a neta Noemi Messias, de 16 anos.

O prefeito Alexandre Cardoso destacou que a parceria com o Estado e a União tem trazido desenvolvimento para Caxias

1.jpg 1

 

O Condomínio Volterra, no bairro Nossa Senhora do Carmo, está pronto para receber os seus novos moradores. Nesta terça-feira (17/03), as 500 famílias que habitarão o residencial participaram de mais uma etapa na caminhada rumo ao sonho da casa própria através do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Foi realizada uma reunião de esclarecimento e visitação aos apartamentos do empreendimento construído na parceria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com a prefeitura de Duque de Caxias, através das secretarias de Planejamento, Habitação e Urbanismo (SMPHU) e Ações Institucionais e Comunicação (SMAIC), Instituto Estadual de Ambiente (INEA) e Construtora EMCCAMP.

Além dos esclarecimentos dos contratos dúvidas dos futuros moradores foram tiradas

Os contemplados integram a categoria de reassentamento, já que as famílias moravam em áreas de risco nas comunidades do Dique 1 e Dique 2, nos bairros Sarapuí e Gramacho, nas avenidas Teixeira Mendes e no Parque Felicidade. Nesta quinta-feira (19/3), às 10h, na Vila Olímpica - Rua Garibaldi, s/n – bairro 25 de Agosto, acontece o sorteio dos apartamentos por andares das famílias.

Na reunião foram esclarecidos os detalhes do contrato dos imóveis, dúvidas dos moradores foram tiradas e regras de convivência. Encerrando as atividades, os novos moradores realizaram um passeio pelo condomínio e sua estrutura, além de visitação aos apartamentos.

Os novos moradores conheceram a estrutura do novo residencial

“É uma oportunidade para quem precisa. Estas famílias foram contempladas atendendo o critério de reassentamento de áreas de risco através da doação do novo imóvel”, disse a diretora de Demanda Habitacional, Caroline Rodrigues, da secretaria municipal de Planejamento, Habitação e Urbanismo.

Os futuros proprietários deixarão suas casas e serão reassentadas em uma área com melhor acesso aos meios de transporte, saúde e educação. O Condomínio Volterra e seus apartamentos contam com moderna estrutura, área de estacionamento de veículos, área de lazer, portaria, sistemas hidráulicos e de iluminação, coletoras de lixo, espaço reservado para botijão de gás fora das residências, entre outros.

Silvana Costa rosa adorou o novo apartamento

“Agora sim, posso dizer que terei dignidade em viver. Minha casa no Dique 2 enchia e não tinha nenhuma estrutura. Meu filho é só felicidade com o novo apartamento. Não vejo a hora da mudança”, disse a dona de casa, Silvana Costa, de 33 anos. O evento contou com o apoio dos profissionais e agentes da Guarda Municipal, Defesa Civil e Limpeza Urbana.

A parceria entre a Prefeitura de Duque de Caxias, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a Caixa Econômica Federal e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal promoveu nesta quinta-feira (19/03), na Vila Olímpica, mais um dia de alegria para 500 famílias que moravam nas áreas de risco nas comunidades do Dique 1 e Dique 2, nos bairros Sarapuí, Gramacho e Parque Felicidade que foram contempladas com os apartamentos do Condomínio Volterra, do Programa Minha Casa Minha Vida. Na oportunidade aconteceu o sorteio da ordem de ocupação dos 26 blocos que fazem parte do residencial, no bairro Nossa Senhora do Carmo.

A Vila Olímpica ficou lotada no sorteio desta quinta feira

“Temos que elogiar e mostrar toda nossa satisfação nesta união entre o município, o Estado com o governador Pezão, a Caixa Econômica e a presidente da República, Dilma Rousseff. Quando iniciamos nossa gestão, Caxias tinha só 400 apartamentos do Minha Casa Minha Vida. Já entregamos 2.500 unidades, e para este ano ainda vamos entregar mais 1.250. Em três anos serão quase 4 mil novos apartamentos. Tudo isso em um governo de mãos dadas com o Estado e o Governo Federal”, disse o prefeito Alexandre Cardoso, que destacou ainda a importância dos moradores na concretização do sonho da casa própria combinada na boa conservação dos imóveis e nas regras de convivência com os residentes dos demais condomínios no bairro.

O prefeito Alexandre Cardoso cinza ao lado da primeira sorteada Nilda de Oliveira do Carmo

Seguindo os critérios de prioridade do programa foram sorteados inicialmente os moradores portadores de necessidades especiais (PNE), e na sequência os idosos. A aposentada Nilda de Oliveira do Carmo, de 65 anos, foi a primeira a ser sorteada pelo prefeito Alexandre Cardoso.


“Não existe nada melhor que eu possa querer nesta altura da vida que a minha casa própria. Vivíamos em uma situação muito ruim, mas agora poderei ter um salto de qualidade na minha vida”, destacou Nilda de Oliveira, ao lado do Marco Antônio de Oliveira, que acabaram escolhendo morar no primeiro bloco do residencial.

O prefeito Alexandre Cardoso destacou a importância das parcerias para o Minha Casa Minha Vida

Participaram ainda do evento o vice-prefeito Laury Villar, o subsecretário de Habitação, Kelson Senra, vereadores, a coordenadora do INEA, Laura Ferreira, o gerente da Caixa, Jorge Mori e o Ouvidor Municipal, Carlos Senna. Apoiaram a organização do evento, os agentes da Guarda Municipal e da Defesa Civil.

No dia 27 de março na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (FEUDUC), no bairro São Bento, acontece a penúltima etapa do processo com a assinatura dos contratos com a Caixa antes da entrega das chaves.

A secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo de Duque de Caxias realizou nesta quarta-feira (11/3), no auditório do Museu Ciência e Vida, o sorteio de 700 unidades do condomínio Narcisa Amália, construído no Jardim Rotsen, entre os mais de 35 mil inscritos do município no programa do governo federal ‘Minha Casa Minha Vida’. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Laury Villar; da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima; e do secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Luiz Edmundo Costa Leite.

O vice-prefeito Laury Villar e a primeira-dama Tatyane Lima acompanharam o sorteio das unidades habitacionais do condomínio Narcisa Amália ao lado de representantes da Prefeitura

“Às vezes as pessoas não têm conhecimento do que é feito na nossa cidade. Quando assumimos o governo encontramos uma situação lamentável, que acabou sendo revertida através de um trabalho responsável e planejado. Prova disso é que nos dez anos anteriores a nossa gestão foram entregues apenas 400 habitações. Hoje, após dois anos, já entregamos mais de 2 mil unidades”, destacou o vice-prefeito, que em homenagem a semana das mulheres convidou a primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação para realizar o sorteio dos primeiros nomes.

O vice-prefeito Laury Villar lembrou o trabalho responsável realizado pela Prefeitura para levar moradia a quem precisa em Caxias

 

O secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Luiz Edmundo Costa Leite, fez uma breve apresentação sobre o panorama atual do programa Minha Casa Minha Vida na cidade e mostrou ao público a estrutura dos apartamentos do condomínio Narcisa Amália. “A previsão é que até o final do governo tenhamos entregado 7 mil unidades de habitação, superando assim a meta estabelecida no início da gestão de entregar aproximadamente 4 mil habitações”, disse.

Público pode assistir a realização do sorteio no auditório do Museu Ciência e Vida

Antes do início do sorteio, o subsecretário de habitação Kelson Senra deu explicações sobre os critérios utilizados pela secretaria e as informações técnicas para que não restassem dúvidas em relação a isenção e segurança do procedimento. “Quem não for sorteado hoje não precisa perder as esperanças. No segundo semestre deste ano haverá outro sorteio. Serão aproximadamente 2500 unidades no condomínio do Cangulo”, afirmou Kelson.

A lista dos sorteados para o condomínio Narcisa Amália estará à disposição da população a partir desta quinta-feira (12), no site da prefeitura (http://duquedecaxias.rj.gov.br/). Quem não tiver acesso à internet, deve procurar as secretarias municipais de Planejamento, Habitação e Urbanismo (Alameda Bartolomeu de Gusmão, 85 – Jardim Primavera) e de Assistência Social e Direitos Humanos (Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1.618 – Jardim 25 de Agosto), onde estará disponível a lista impressa.

Acompanharam o sorteio, também, o ouvidor Carlos Alberto de Senna; e o representante da Caixa Econômica Federal, Roberto Canuto.

Minha Casa Minha Vida

Duque de Caxias possui atualmente 35.203 inscritos no programa do governo federal Minha Casa Minha Vida. Nos últimos dois anos, a Prefeitura entregou 2.837 unidades habitacionais dos condomínios Bolzano, Pádua, Parma, Rotonda, Volterra, Santa Lúcia e Santa Helena. Até o final de 2015, a previsão é que mais 3.635 famílias sejam beneficiadas com moradias em condomínios construídos no Jardim Rotsen, Xerém e Cangulo.

REDES SOCIAIS

WEBMAIL

BANNER WEB web mail 1

PROGRAMA HABITACIONAL

unnamed 1

SERVIDOR

banner processos administrativos

CONSULTA DE PROCESSOS

BOTAO CONSULTAR 1

Contracheque

unnamed 1

banner-servidores-ativos

banner servidores ativos

banner servidores inativos

CARTILHA DO SERVIDOR

unnamed 6

BANCO DE CURRICULOS - PNE

unnamed