VIADUTO DO GRAMACHO: SECRETARIA DE OBRAS DE CAXIAS DISCUTE PROJETO COM TÉCNICOS DA SUPERVIA

person access_time16/01/2018 16:30

Técnicos da secretaria de Obras de Duque de Caxias se reuniram nesta terça-feira (16/01) com equipes da Secretaria Estadual de Transportes, Supervia e da empresa responsável pela construção do Viaduto do Gramacho que vai ligar a Avenida Leonel de Moura Brizola a Rodovia Washington Luiz, pelo bairro Sarapuí. Na ocasião, o secretário de Obras do município, João Carlos Grilo, o subsecretário Omar Kirchmeyer, técnicos da SMO, do estado e da construtora vistaram o canteiro de obras e a área da Supervia onde deverá ser construído um pátio de manobra para implantação da linha 2 da concessionária que administra o transporte ferroviário.

As obras estão sendo iniciadas com a execução do projeto executivo e de alinhamento com as concessionárias que sofrerão intervenções tais como Cedae, Ceg, Supervia, Light e empresas de telefonia. A SMO está realizando locações topográficas onde foram demolidos os imóveis que darão lugar ao viaduto. O canteiro de obras da construtora está sendo montado na área que divide as pistas da Avenida Leonel de Moura Brizola, próximo a cancela que liga a via estadual a Avenida República do Paraguai, e termina na BR 040.

No local já estão depositadas as primeiras vigas e estacas de concreto. O viaduto que será construído este ano vai custar R$ 10 milhões oriundos de recursos federais obtidos pelo prefeito Washington Reis junto ao Ministério das Cidades. A parte aérea do viaduto terá 320,70 metros de extensão e pistas de mão dupla, ligando pela Rua Teixeira Mendes os bairros Sarapuí e Gramacho. As famílias removidas da margem do Rio Sarapuí foram transferidas para o Residencial Bolonha, construído pelo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento no bairro São Bento. Na área cedida pelo Instituto Estadual do Ambiente – INEA também foram construídos os Residenciais Mendonza e Florência, cada um com 300 apartamentos.