VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA TEM NOVO DIA D NESTE SÁBADO (03/03) EM TODO O ESTADO

person access_time02/03/2018 14:27

No município de Duque de Caxias as unidades de saúde estarão abertas, das 9h às 17h, vacinando a população

Com o objetivo de ampliar ainda mais a cobertura vacinal contra a febre amarela no estado, a Secretaria de Saúde vai realizar no dia 3 de março, um novo Dia D de vacinação contra a doença. A ação dá continuidade à estratégia da secretaria, iniciada no ano passado, para imunizar cerca de 14 milhões de pessoas em no território fluminense. Até agora, já foram aplicadas cerca de 9 milhões de doses da vacina em todo o estado.

Em Duque de Caxias, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai promover no Dia D de Vacinação ações nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Unidades Pré-Hospitalares (UPH), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias (CMSDC) e Centro de Referência e Atenção à Saúde da Mulher (CRAESM-Xerém), além de escolas, igrejas e o trailer da Saúde.
Mesmo não havendo casos confirmados de febre amarela no município, a Prefeitura segue com ações de prevenção e vacinação contra a Febre Amarela, priorizando a imunização dos moradores das áreas rural e próxima às matas. O secretário municipal de Saúde, Dr. José Carlos Oliveira, informa que em Duque de Caxias a vacinação tem sido permanente nas unidades de saúde, desde setembro de 2017.
“Com a ação deste sábado, dia 03, a SMS espera ampliar ainda mais a cobertura vacinal contra a Febre Amarela no município. Até agora Duque de Caxias alcançou 30% de cobertura vacinal. A meta é atingir 95% da população. Precisamos manter a população de Duque de Caxias mobilizada e o Dia D é uma estratégia importante para isso”, destaca o secretário de Saúde.
Assim como aconteceu no último dia D, realizado em 27 de janeiro, a mobilização contará com os postos municipais de saúde, 29 UPAs e 11 hospitais da rede estadual. A ação terá ainda apoio de unidades do Corpo de Bombeiros, além de tendas (montadas pela SES nas principais cidades) que funcionarão de 8h às 17h, ampliando os pontos de vacinação.
Fracionamento - Em 25 de janeiro, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, 15 municípios da região metropolitana passaram a fornecer doses fracionadas da vacina. Fazem parte da campanha de fracionamento as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica. Nos demais municípios do estado serão aplicadas doses padrão da vacina.
Quem não deve tomar a dose fracionada:
- Crianças de 9 meses a menores de dois anos;
- Pessoas com condições clínicas especiais (vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia, pacientes com doenças hematológicas, entre outras);
 - Gestantes;
- Viajante internacional (devem apresentar comprovante de viagem no ato da vacinação)
Estratégia - Em janeiro de 2017, a Secretaria de Estado de Saúde adotou medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos de febre amarela no território fluminense, iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a doença, principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença na época). Desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado foram incluídos na área de recomendação da vacina e receberam doses para imunizar a população.
Hemorio - Visando manter os estoques de sangue, o Hemorio estará oferecendo doses de vacina, neste sábado (03), para os voluntários que doarem sangue ou que forem considerados inaptos após passar pela triagem clínica.  Quem tomou a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas pode doar sangue normalmente. Quem teve a doença também, desde que esteja curado há mais de um ano.

LOCAIS DE VACINAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS
DIA D DE VACINAÇÃO – 03/03/2018

CMSDC – Centro Municipal de Saúde (Rua General Gurjão, s/nº - Centro)
CRAESM/ Xerém (Rua 25 de Agosto, 01 – Xerém)