TEATRO RAUL CORTEZ RECEBE EQUIPAMENTOS DE ILUMINAÇÃO CÊNICA ATRAVÉS DE EDITAL DA FUNARTE

person access_time09/07/2018 15:37

Duque de Caxias é o único município da Baixada Fluminense a ter um aparelho cultural público contemplado pelo Edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte) de Iluminação Cênica

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tem boas notícias para compartilhar com os cidadãos caxienses. Mais uma vez, Duque de Caxias se destaca na área da arte e cultura na Baixada Fluminense, ao ter o Teatro Municipal Raul Cortez escolhido entre dezenas de concorrentes, como um dos 54 espaços cênicos contemplados pelo Edital Funarte de Doação de Equipamentos de Iluminação Cênica 2017.

Participaram deste edital instituições públicas, associações, cooperativas, companhias, coletivos, circos ou empresas privadas sem fins lucrativos, de todo o território nacional, que exerçam atividades dirigidas à cultura. Com este processo seletivo, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), espera contribuir para a melhoria técnica e artística de espaços direcionados à prática de atividades cênicas, como circo, dança e teatro.

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, Daniele Reis, ser o único espaço público cênico contemplado pelo Edital Funarte na Baixada Fluminense, foi uma grande vitória para a gestão, para o ator e para o público. “Estamos muito felizes. É uma resposta a todo o trabalho que a atual gestão municipal e a SMCT vem desenvolvendo para revitalizar a cultura no município. Que venham mais editais como este, para que a cultura de Duque de Caxias seja valorizada. Quem ganha é o público, o cidadão caxiense”.

Para o administrador do Teatro Municipal Raul Cortez, Johnny Rocha, a doação dos novos equipamentos cênicos vem reconhecer e coroar o trabalho desta gestão a frente da Cultura no município. “Como administrador só tenho a agradecer a secretária de Cultura Daniele Reis, ao prefeito Washington Reis e a toda a equipe que trabalha comigo no Teatro, por sua dedicação. Recebemos esse espaço sucateado, com vários problemas de infraestrutura, mas com apoio da SMCT e muito trabalho, revitalizamos o espaço. Hoje, podemos receber o público com conforto e segurança, além de oferecermos os melhores espetáculos em cartaz. A vitória deste Edital Funarte vem trazer mais qualidade para nossas apresentações e com certeza o maior beneficiado é o público. Nossa agenda de espetáculos está bem concorrida. Temos aqui o mais bem equipado e estruturado aparelho cultural de toda a Baixada”.

O conjunto de equipamentos de iluminação cênica recebido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é composto por uma mesa digital de controle de iluminação, seis módulos de potência digital de 12 canais, dezesseis projetores plano convexo com lâmpada halógena, dez projetores Fresnel OM com lâmpada halógena, seis projetores elipsoidal com lâpada halógena, oito refletores Set-light com lâmpada halógena, doze refletores PAR 64, doze lâpadas PAR 64 e seis cabos de interligação.

Teatro Municipal Raul Cortez

O Teatro Raul Cortez foi inaugurado em 2006 e tem capacidade para 440 espectadores. É o terceiro maior palco do Estado do Rio de Janeiro e o maior aparelho cultural público da Baixada Fluminense. O palco tem a peculiaridade de ser reversível, assim os espetáculos podem ser apresentados para o público interno e externo. O Teatro Raul Cortez faz parte do Centro Cultural Oscar Niemayer, que compreende ainda a Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola e o espaço público da Praça do Pacificador, no centro de Duque de Caxias.

A administração do teatro mantém parceria com as produções artísticas, através do projeto de formação de plateia, com a apresentação de vários espetáculos com entrada gratuita, priorizando estudantes da rede pública municipal. Mais informações sobre o Teatro Municipal Raul Cortez estão disponíveis em www.facebook.com/teatromraulcortez/ .