TEATRO RAUL CORTEZ APRESENTA O ESPETÁCULO ELIAS – O ÉPICO ORATÓRIO DE FELIX MENDELSSOHN

person access_time11/12/2017 11:15

No próximo dia 14 de dezembro, Duque de Caxias receberá o espetáculo Elias – O épico oratório de Felix Mendelssohn-Bartholdy, às 19h, no Teatro Municipal Raul Cortez (Praça do Pacificador, centro do município). A apresentação tem o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O grande épico oratório Elias, a obra-prima de Felix Mendelssohn Bartholdy, será interpretado pela Cia. Bachiana Brasileira – orquestra, coro e solistas –, sob direção do maestro Ricardo Rocha.
A Bachiana recebeu o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro em 2009 e teve montagens eleitas em 2007, 2008 e 2011, entre as dez melhores pelo jornal O Globo, reconhecimento que a consagrou como um dos conjuntos mais importantes da cena musical fluminense.
A Orquestra e o Coro da Cia. Bachiana Brasileira traz para o palco do Raul Cortez 90 artistas, além de doze solistas. No quarteto principal, o barítono Marcelo Coutinho, no papel-título; Veruschka Mainhard, soprano; Carolina Faria, contralto; e Eric Herrero, tenor. O Coro terá, como solistas, Ana Cecília Rebelo e Michele Menezes, sopranos; Lily Driaze e Jane Acosta, contraltos; Roberto Montezuma e Ossiandro Brito, tenores; Cyrano Sales e Francisco Carriço, baixos.
Com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Innospec do Brasil, por meio da Lei Rouanet, a montagem é cantada no original em alemão, com legendas em português.

PALESTRA SOBRE A OBRA ACONTECE DIA 12 DE DEZEMBRO
Como parte do projeto, na quarta-feira, dia 12 de dezembro, às 15 horas, alunos e professores da rede pública de ensino poderão assistir gratuitamente, a palestra do maestro Ricardo Rocha, Diretor Artístico da Cia. Bachiana Brasileira, contextualizando essa grande obra. O público em geral também é bem-vindo, sujeito à lotação do teatro.
Mais conhecido do grande público por obras como Sonho de uma Noite de verão, com a famosa marcha nupcial, ou a Sinfonia Escocesa, Mendelssohn já aos 27 anos de idade se deixou enlevar pela história do profeta que resistiu ao culto do ídolo Baal e às perseguições ordenadas pela rainha Jezabel. Foram necessários dez anos de trabalho para a realização deste seu Elias, sua mais importante composição.
Com suas quase duas horas e meia de duração divididas em duas partes, a obra é gigantesca também em termos de intensidade. O coro é exigido o tempo todo: participa da ação ora como povo de Israel, ora como a congregação de sacerdotes de Baal ou ainda como coro de anjos.

SERVIÇO:
“Elias - oratório de Felix Mendelssohn para coro, orquestra e solistas”
Por Cia. Bachiana Brasileira - Ricardo Rocha, direção e regência
Dia 12 de dezembro, terça-feira, às 15h: Palestra "O profeta Elias, ontem e hoje - uma saga musical"
Dia 14 de dezembro, quinta-feira, às 19h: Concerto
Teatro Raul Cortez, Praça do Pacificador, s/nº, Centro – Duque de Caxias.