SIMULADO DO PROCESSO APELL EM CAMPOS ELÍSEOS VAI CONTAR COM TRÊS MIL VOLUNTÁRIOS

person access_time05/10/2017 14:41

Realizado desde 1999 em Campos Elíseos, o Simulado de Prevenção para Emergências, coordenado desde 2001 pela Associação das Empresas de Campos Elíseos (ASSECAMPE), com apoio da Defesa Civil municipal, vai mobilizar este ano, no treinamento marcado para manhã do dia 21 de outubro, cerca de três mil voluntários, além de equipes de bombeiros e da área de saúde do estado e do município. Este ano, a empresa participante com a simulação de vazamento de gás será a Ultragás, localizada na Avenida Fabor. Nesta terça-feira (05/10), no auditório da Assecampe, foi realizada mais uma reunião preparatória com a participação de lideranças do Processo Apell, dos Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades (NUDECs), da Defesa Civil e da área de saúde. A última reunião para os acertos finais do simulado será no dia 19, pela manhã, no mesmo local.

As equipes vão atuar na evacuação de moradores e atendimento a “feridos” em 45 ruas de Campos Elíseos logo após o acionamento da sirene que alerta para o perigo do vazamento de gás e risco de explosão. O trabalho das equipes de voluntários será acompanhado de perto por técnicos de segurança e observadores atentos a possíveis falhas, durante o alerta e atendimento aos moradores residentes no entorno da Refinaria Duque de Caxias ( REDUC) e das empresas de gás e combustíveis da região, que podem ser afetadas no caso de um sinistro. O ponto de apoio será na Escola Estadual Hélio Rangel, na Rua Oessa, em Jardim Primavera, para onde serão levados os “feridos” e “desalojados”.

Durante a reunião, o diretor-executivo da ASSECAMPE, Jorge Rezende Soares, disse que, a exemplo dos simulados anteriores, o deste ano será um sucesso. “Está chegando a hora do coroamento do treinamento anual dos voluntários e o sucesso do processo Apell”, destacou o empresário, acrescentando que a operação de alerta e de salvamento pretende evacuar parte das mais de duas mil famílias residentes na área do exercício em Campos Alíseos.

Da reunião na ASSECAMPE participaram o subsecretário de Defesa Civil do Município, André Luiz, o diretor administrativo do Hospital Municipal Dr. Moacir Rodrigues do Carmo, Rafael Rezende, lideranças dos NUDECs, e do Processo Apell, do qual participam como voluntários bombeiros civis, escoteiros, desbravadores, membros de capelania e da Cruz Vermelha, entre outros voluntários. Também serão mobilizados policiais militares, guardas municipais, além de brigadas de incêndio das empresas que fazem parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM).