SEGURANÇA: DISTRITOS VÃO GANHAR 40 CÂMERAS DE MONITORAMENTO

person access_time12/12/2017 15:25

A Secretaria de Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas, através do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI) de Duque de Caxias vai instalar o município 40 câmeras de monitoramento nas áreas de maior incidência de ocorrências, como engarrafamentos, acidentes de trânsito, furtos e assaltos entre outros delitos. O primeiro equipamento será instalado nesta quarta-feira (13/12), às 10h, na Praça Benzo de Cavour, onde fica a sede da administração municipal. A previsão é de que até o final de janeiro todas estejam funcionando.

O controle das câmeras será feito por guardas municipais que foram treinados para trabalhar no Centro de Monitoramento, instalado na Praça Roberto Silveira, no centro da cidade. As câmeras serão instaladas nas principais avenidas e pontos críticos da cidade dos quatro distritos. O projeto conta com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública que liberou R$1.402.662,70 pelo convênio com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania — Pronasci, do Ministério da Justiça.

O Sistema de Videomonitoramento da Cidade começou a ser implantado na cidade em 2013 e das 22 câmeras instaladas apenas quatro funcionam hoje. Os novos equipamentos funcionarão durante as 24 horas do dia gerando imagens em alta definição possibilitando a visualização completa dos ambientes.

A expectativa das autoridades de segurança do município é de que os índices de criminalidades diminuam consideravelmente. Além disso, vai agilizar os atendimentos de acidentes em vias públicas e ocorrências policiais, proporcionando mais segurança à população, além de fiscalizar o trabalho dos agentes nas ruas.