PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS DÁ DESCONTO AOS CONTRIBUINTES QUE PAGAREM O IPTU 2018 EM COTA ÚNICA

access_time02/01/2018 16:58

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, informa a tabela de pagamento do IPTU 2018. Os contribuintes do município poderão conferir como consultar ou pagar com descontos, por meio de cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana da cidade de Duque de Caxias.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE A 3ª FEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

person access_time30/10/2018 16:56

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última quinta-feira (25/10), a 3ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FEMuCTI), no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias. Com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades Sociais”, a 3ª FEMuCTI atraiu visitantes de todas as idades, além de alunos de 22 escolas da rede, que se encantaram ao mergulhar no mundo da tecnologia, experiências científicas e entretenimento.

A feira contou com dezenas de stands montados, onde alunos das redes pública e privada puderam expor seus trabalhos de pesquisa e experiência científica. A rede pública de ensino de Duque de Caxias esteve muito bem representada, através das escolas General Mourão Filho, que apresentou o Projeto Outubro Rosa, com trabalhos de pesquisa e conscientização sobre gravidez precoce e câncer de mama. Já o CIEP Municipalizado 405 Minis Santiago Dantas, criou jogos inclusivos para deficientes visuais e campanha sobre o Bullying, enquanto a escola Coronel Eliseu expôs os conceitos científicos dos alimentos saudáveis e experimentos com corante e PH reagente, além de projetos para o Meio Ambiente, como a despoluição de rios.

Os colégios particulares também marcaram presença. A Escola Técnica Rezende-Rammel, por meio dos alunos do curso de Megatrônica, expôs os projetos Chão Tátil, que ajuda deficientes auditivos e visuais a atravessarem a rua; um robô programado para dar informações; um equipamento de pintura automática de fachada de prédio; e um sistema para localizar um veículo envolvido em acidente e acionar o resgate em tempo hábil. O Colégio Flama apresentou jogos eletrônicos educativos e de entretenimento.

A feira também contou com apresentações de pesquisa, jogos de lógica, experimentos científicos, e empalhamento de animais, expostos por instituições renomadas, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – Caxias e Xerém), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ - Caxias e Mesquita), a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) levou o Metromóvel, que ficou instalado na área externa e apresentou experimentos com microscópios e as diferenças no consumo de lâmpadas incandescentes, fluorescentes e LED, entre outras atividades.

Durante a FEMuCTI, a Fundec (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais), atraiu o público com a apresentação de desfile de moda e trabalhos artesanais. O espaço contou ainda com uma arena de games da Escola de Entretenimento Zion.

“Em meio às adversidades, criamos condições e não perdemos o nosso sonho, pois o nosso objetivo principal é oferecer o que há de melhor para os nossos alunos. Foi tudo feito com muita garra e comprometimento da equipe e corpo docente, unidos e comprometidos. É uma satisfação imensa ver esse momento concretizado. São trabalhos ricos e maravilhosos. Todos estão de parabéns!”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Cláudia Viana.