SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÕES NOS QUATRO DISTRITOS NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time25/01/2018 18:22

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, está mobilizando agentes de saúde e convocando toda a população, para o Dia D de Vacinação Contra a Febre Amarela, que acontece este sábado, dia 27 de janeiro, em todo o estado do Rio de Janeiro.

A Secretaria de Saúde programou ações nos quatro distritos, onde agentes de saúde estarão vacinando a população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade Pré-Hospitalares (UPH) e nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), das 8h às 17h.

Uma grande ação também está programada para a Praça do Pacificador, no centro da cidade, com atividades voltadas para conscientização, prevenção e vacinação da população. O Governo do Estado também está disponibilizando postos de vacinação no 14º GBM do Corpo de Bombeiros de Duque de Caxias (Rua Dr. Manoel Telles, 1767 – Prainha) e no 15º BPM (Rua Pedro Corrêa, 273 – Centro).

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, também vai receber um cuidado especial no sábado, dia 27. As equipes da Coordenadoria Municipal de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses promovem um mutirão no bairro Amapá, no Distrito de Xerém, com ações de controle de vetores, desratização e análise da qualidade da água. A Coordenadoria disponibiliza o telefone 0800 282 77 88 para atender a população.

Nesta quinta-feira (25) a Secretaria Municipal de Saúde começou a vacinação com as doses fracionadas nas unidades de saúde. O município recebeu do Ministério da Saúde 200 mil doses da vacina para fracionamento. Desde 2017, o município de Duque de Caxias disponibiliza a vacina contra a Febre Amarela para a população, priorizando as localidades de área rural e próximas a região de mata. No mês de janeiro de 2018, os postos de vacinação foram ampliados e as ações intensificadas, seguindo recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado. O terceiro e o quarto distritos são os principais alvos da vacinação no momento, por estarem dentro da área do cinturão de bloqueio contra a doença. Somente nesses dois distritos já foram vacinadas 58.626 pessoas. Em todo município, até o momento, foram imunizadas 124.797 pessoas, o que representa 16,16% do público alvo.

CALENDÁRIO E LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA EM DUQUE DE CAXIAS

CMSDC (Rua General Gurjão, s/nº - Centro)

CRAESM (Antiga Maternidade de Xerém) Rua 25 de Agosto, nº 01- Xerém

UNIDADES PRÉ-HOSPITALARES (UPH)

UPH DE PARQUE EQUITATIVA (Av. Automóvel Clube, s/nº)

UPH DO PILAR (Rua Carlos Alvear, s/n)

UPH DE SARACURUNA (Av. Presidente Roosevelt, s/nº)

UPH DE IMBARIÊ (Rua Santa Catarina, s/nº)

UPH DE CAMPOS ELÍSEOS (Av. Actura, nº 333)

UPH DE XERÉM (Rua Nóbrega Ribeiro, s/nº)

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS)

UBS DR. JOSÉ DE FREITAS (Praça José de Jesus - Vila Operária)

UBS SARAPUÍ (Av. Pelotas, s/nº)

UBS ALAÍDE CUNHA (Rua Castro Alves, s/n, Copacabana)

UBS JOSÉ CAMILO DOS SANTOS (Rua Vicente Celestino – Jd Primavera)

UBS BARÃO DO AMAPÁ (Rua Andreia, s/nº - Amapá).

UBS ANTÔNIO GRANJA (Rua Gen. Moreira Sampaio, s/nº - Pq Fluminense)

UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA (USF)

1º DISTRITO

BEIRA MAR I E II (Rua Francisco Alves, s/n° - Parque Beira Mar)