access_time26/09/2017 13:20

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da SMCT – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do RJ e com o Ministério do Turismo, anuncia a abertura de inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade EAD – Ensino à Distância, promovidos pelo Programa de Regionalização do Pronatec Turismo. As vagas são para todos os moradores de Duque e Caxias que tenham iniciado os estudos no ensino fundamental e que tenham no mínimo 15 anos de idade. O aluno tem que ter acesso a internet para acompanhar as aulas. Só é permitida uma inscrição por aluno (validado pelo CPF) e cada aluno só pode escolher um Curso. AS PRÉ-INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS PRONATEC SE ENCERRAM A MEIA-NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA (02/10) . Consulte a lista, escolha seu curso e inscreva-se.

Servidores que não fizeram o recadastramento ficarão sem o pagamento a partir do mês de setembro

access_time13/10/2017 14:47

A Prefeitura vai suspender o pagamento a partir do mês de setembro de 339 servidores ativos e cargos comissionados que não se recadastraram nos meses de fevereiro a abril. A relação com o nome dos servidores foi encaminhada pela Secretaria Municipal de Administração a Secretaria Municipal de Fazenda para suspender o depóisito bancário. A relação com o nome dos servidores não recadastrados foi publicada no Boletim Oficial 6.467 que estará disponível na internet a partir desta segunda-feira (16/10). Confira: LEIA MAIS

PROFESSOR DE HISTÓRIA DE DUQUE DE CAXIAS CONQUISTA PRÊMIO DO MEC

access_time31/10/2017 17:03

O professor de História, Guilherme Moerbeck, da rede municipal de ensino de Duque de Caxias, recebeu o prêmio da 10a Edição – 2017 – Professores do Brasil. Prof. Guilherme conquistou o segundo lugar da Etapa Estadual de Avaliação – Ensino Fundamental 6º ao 9º ano, com o projeto “Da Atenas antiga à Duque de Caxias: cosmogonias, alteridade e consciência histórica no 6º ano do ensino fundamental.”

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE LIBERTA 31 PÁSSAROS SILVESTRES NO PARQUE DA TAQUARA

person access_time04/10/2017 16:35

Antecipando a comemoração pelo Dia das Aves, celebrado em 05 de outubro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Duque de Caxias realizou a soltura de 31 pássaros silvestres no Parque Natural Municipal da Taquara, nesta quarta-feira (04/10). Os animais, que provavelmente seriam vendidos clandestinamente, foram encontrados em uma casa abandonada e recolhidos pelos fiscais da SMMA após denúncia e apreensão pelos agentes do 15º BPM (Batalhão de Polícia Militar).

Os profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente avaliaram os animais, constataram que os mesmos estavam em boas condições de saúde e foram engaiolados recentemente. Por estarem bem fisicamente, os pássaros foram soltos na mata logo de manhã, fizeram o reconhecimento do local e ganharam liberdade com a presença do secretário Celso do Alba, do subsecretário Vitor Hugo Kaczmarkiewicz e de agentes da SMMA.

Eliakin Moura

A operação realizada pela Secretaria foi orientada pela equipe do Departamento de Fiscalização Ambiental, que conta com dois biólogos experientes em resgate de animais. O local escolhido para libertação dos pássaros, o Parque Natural Municipal da Taquara, faz um corredor com a Área de Proteção Ambiental (APA) Petrópolis. A região encontra-se em uma área de Mata Atlântica ainda bem preservada onde as espécies catalogadas na apreensão constituem parte do ecossistema.

Eliakin Moura
Saiba mais sobre o Parque da Taquara:

O Parque Natural Municipal da Taquara é um equipamento público da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde a Equipe de Educação Ambiental e a Equipe de Unidades de Conservação intensificam o trabalho de educação e conscientização com os alunos das escolas das redes particular e municipal, mostrando a importância que a fauna e a flora tem para o equilíbrio do planeta.

O parque fica na Estrada Cachoeira das Dores, 3465, Taquara, Duque de Caxias. O local funciona para visitação todos os dias, das 9h às 17h, e, para trilhas, de segunda a sábado, no mesmo horário. Para essa atividade, os visitantes devem agendar com antecedência, em virtude da necessidade de acompanhamento. Mais informações sobre esse e outros equipamentos públicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente podem ser obtidas diretamente na SMMA, localizada à Alameda James Franco, 03, Jardim Primavera, ou pelo telefone (21) 2773-6243.