SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGOU 52 ÓCULOS AOS ALUNOS DO MUNICÍPIO

person access_time04/12/2017 14:20

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação ArcelorMittal, entregou neste sábado, 02/12, no Estádio Romário de Souza Faria (Marrentão), 52 óculos aos estudantes da rede municipal de ensino que foram beneficiados pelo projeto Ver e Viver. O objetivo desta ação foi detectar, diagnosticar e tratar problemas de acuidade visual a fim de favorecer o aprendizado e a permanência dos alunos nas escolas.

Inicialmente, foi feita uma triagem com 286 alunos, em quatro unidades educacionais contempladas pelo projeto. Nas escolas municipais Dr. Ely Combat, Santo Izidro, Castro Alves e Montese foram selecionadas as crianças que necessitavam passar por consulta. Logo após, a médica oftalmologista, doutora Adriana Dourado, consultou 75 alunos da Rede Municipal de Duque de Caxias. Destes, 52 obtiveram receitas para a doação dos óculos.

Segundo a supervisora administrativa da Fundação ArcelorMittal, Camila Duarte, os problemas de visão interferem diretamente no processo de ensino aprendizagem. “A Fundação atua com o propósito de contribuir com a educação. Temos a consciência social de que a prevenção é o melhor remédio. Desta forma, procuramos atender crianças a partir dos seis anos de idade, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a fim de detectar os problemas de acuidade visual precocemente e consequentemente melhorar o rendimento escolar”, disse.

Já o Prefeito Washington Reis ressaltou a importância de cuidar da saúde das crianças da cidade através de parcerias eficientes. “Temos a responsabilidade de cuidar das nossas crianças e nos orgulhamos de parcerias como essa. Juntos podemos mudar vidas e construir uma Duque de Caxias vitoriosa. Em nosso município, a Saúde é tratada com muita responsabilidade, especialmente na área da oftalmologia. Em breve, iremos inaugurar o Hospital do Olho, em Dr. Laureano, onde a expectativa de atendimentos é de cerca de 3.600 exames, 3.840 consultas e 1.200 cirurgias por mês. Tudo gratuito e com aparelhos de última geração”, ressaltou.