REALIZADA NA ASSECAMPE A PRIMEIRA REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO DO SIMULADO DE ACIDENTE EM CAMPOS ELÍSEOS

person access_time06/09/2018 16:05

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (06), no auditório da Associação da Empresas de Campos Elíseos (ASSECAMPE), a primeira reunião preparatória para realização do simulado de vazamento de combustível em uma empresa instalada no complexo petroquímico de Campos Elíseos, em Duque de Caxias. A data do simulado foi confirmada para o dia 17 de novembro e a empresas será a Petrobras Transporte – Transpetro, de transporte e logística de combustível. A atividade contará com a participação de voluntários do processo Apell e de órgão públicos do município e do estado. Serão mobilizados cerca de três mil voluntários que atuarão no socorro às “vitimas” da comunidade Saraiva. A Defesa Civil municipal foi representada pelo subsecretário, André Luís Xavier.

Participam do processo Apell, além da Defesa Civil municipal e estadual, a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e os hospitais municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo e estadual Adão Pereira Nunes, entre outros grupos de apoio, como Cruz Vermelha, bombeiros civil, escoteiros, desbravadores e lideranças comunitárias treinadas, que agem como coordenadores de equipes. As próximas reuniões acontecem nos dias 20 de setembro, 04 e 08 de outubro e 08 de novembro, no mesmo local.

Treinamento
Durante o treinamento, simulando uma situação de risco de explosão na empresa, o alarme é acionado e brigadas de incêndio de outras empresas instaladas na região são acionadas para ajudar. Da mesma forma os órgão públicos, com técnicos e agentes, são acionados para dar apoio. Os voluntários também são acionados e saem às ruas da comunidade Saraiva solicitando que os moradores deixem suas casas e se dirijam a locais seguros.

Durante a evacuação da comunidade muitas pessoas se ferem ao correr pelas ruas. Os voluntários trienados em primeiros socorros atendem os “feridos” e providenciam sua ida ao ponto de apoio, que será montado no Ciep 208 - Alceu Amoroso Lima (Rua Professor Hélio Rangel), em Jardim Primavera. Os casos graves são removidos em ambulância para os hospitais municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo e estadual Adão Pereira Nunes.

As reuniões são coordenadas pelo do GAE - Grupo de Apoio Externo, que tem como coordenador Ariel Blanco, responsável também pelo treinamento dos voluntários.