PROJETO SAMUZINHO ENTREGA CERTIFICADOS PARA A 1ª TURMA DO TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS AMIGOS DO SAMU

person access_time03/07/2018 16:34

A Prefeitura de Duque de Caxias, através do Núcleo de Educação em Urgência (NEUR) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Duque de Caxias (SAMU 192 - DC), realizou no dia 26 de junho, cerimônia de entrega de certificados para os estudantes que participaram da 1ª Turma do Treinamento de Primeiros Socorros Amigos do SAMU, realizada pelo Projeto Samuzinho.

O Samuzinho foi implantado, através da iniciativa articulada pela Assistente Social Creuza Araújo da Silva - responsável pelo Projeto Interdisciplinar - juntamente com a Coordenadora do NEUR/ SAMU 192 – DC, a enfermeira Claudia Fidelis Basilio, e o Coordenador Médico do SAMU192- DC, Dr. Diego Vieira Mendes.
A cerimônia teve início às 15h, no CIEP municipalizado 098 – Profª Hilda do Carmo Siqueira, localizado na Vila São Luiz. A abertura foi realizada pela Acadêmica de Enfermagem Debora Evelyn. O evento contou com a presença da Diretora do CIEP -098 – Prof.ª Hilda do Carmo Siqueira, Eliane Cristina; do Coordenador Médico do SAMU 192-DC, Dr. Diego Vieira Mendes; da Coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEUR/SAMU192-DC), Enfermeira Claudia Fidelis Basilio; da Coordenadora do Projeto Interdisciplinar, Assistente Social Creuza Araújo da Silva; da Coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Beira Mar, Elaine Cabral Costa; do Enfermeiro Gustavo Wagner (SAMU192- DC); do Condutor Vitor Corrêa (SAMU192- DC); amigos e familiares dos alunos.

O objetivo do Samuzinho é conscientizar crianças e adolescentes do município de Duque de Caxias, sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo SAMU 192-DC: enfocar os problemas causados por ligações indevidas (trotes) e fornecer noções de primeiros socorros, orientando sobre como devem agir em situação de urgência/emergência, até a chegada da equipe de socorristas.
Foram beneficiados com o Treinamento de Primeiros Socorros Amigos do SAMU 50 alunos do CIEP 098- Profª Hilda do Carmo Siqueira integrantes do Projeto Interdisciplinar.
O Acadêmico de Enfermagem, João do Nascimento, apresentou o trabalho desenvolvido pelo NEUR/ SAMU 192-DC.

Ao final do evento, a responsável pelo Projeto Interdisciplinar apresentou um vídeo com fotos da participação dos adolescentes no treinamento, seguido de um Coffee Break para os convidados presentes.

Projeto Samuzinho
Em Duque de Caxias, o Samuzinho foi implantado em maio de 2018 e já foram treinadas mais de 100 crianças e adolescentes desde o início do projeto.