coronavírus
X
Mais pesquisados

HOSPITAL VETERINÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS COMPLETA UM MÊS COM MAIS DE 3.475 ATENDIMENTOS REALIZADOS

access_time02/08/2022 19:27

O município de Duque de Caxias, em especial os “pets”, ganharam nesta segunda-feira, 1º de agosto, um motivo muito especial para comemorar. Ao completar um mês de funcionamento, o Hospital Municipal Veterinário superou todas as expectativas, batendo a marca de 3.475 atendimentos realizados nesse período.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO

access_time23/03/2020 17:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registra o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS CONVOCA APROVADOS NO CONCURSO DE 2015 DA EDUCAÇÃO

access_time14/05/2019 11:46

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os candidatos aprovados no Concurso Público – Edital SME nº 001/2015 para suprir a necessidade de professores da rede municipal de ensino. Estão sendo chamados Professores Especialistas (Orientadores pedagógicos e educacionais), Estimuladores Materno Infantis, Professores I (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física) e Professores II, que são aqueles que atuam em turmas da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental.

PROJETO EQUINOVIDA COMEMORA DEZ ANOS DE TRABALHO NA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS ESPECIAIS

PROJETO EQUINOVIDA COMEMORA DEZ ANOS DE TRABALHO NA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS ESPECIAIS

person access_time06/09/2017 10:15

Há pouco mais de dez anos, em junho de 2007, era inaugurado o projeto Equinovida, o primeiro Centro de Equoterapia e Reabilitação para Crianças com Necessidades Especiais do município de Duque de Caxias. Desde então, o projeto Equinovida, desenvolvido em Xerém pela Prefeitura Municipal de Duque de Caxias em parceria com o Parque Ana Dantas, tem mudado a vida de muitas famílias. O projeto atende gratuitamente crianças até 13 anos, oferecendo serviços gratuitos de equoterapia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, pedagogia, pré-esportivo e assistência social.

        Na celebração pelos dez anos do projeto, o prefeito Washington Reis visitou o espaço onde até hoje funciona o Centro Equinovida e conversou com pais e funcionários, além de acompanhar uma sessão de Equoterapia. “Estávamos contando os dias para retomar este projeto, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Investimos muito amor, profissionalismo e esperança neste projeto no meu primeiro mandato, mas nos últimos anos ele não recebeu a atenção que merece. Já passaram por aqui centenas de crianças especiais e que tiveram a oportunidade de receber um tratamento digno e melhorar a sua qualidade de vida. Assim que assumi a prefeitura, retomamos a parceria com o Parque Ana Dantas, que nos cede o espaço e os animais treinados. O projeto atende hoje mais de 220 crianças gratuitamente. E a tendência, com o trabalho e o comprometimento dos profissionais, é que esse número cresça a cada dia”, destacou o prefeito Washington Reis.

        A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo treinado para proporcionar maiores benefícios nos tratamentos físico, psicológico, emocional e cognitivo dos pacientes. Os resultados vão desde a superação de suas limitações físicas e motoras e para um melhor convívio social. Para a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Ferreira, “Esse é um projeto maravilhoso, que temos grande satisfação em desenvolver. Ver essas crianças evoluindo e superando suas dificuldades é muito bonito e nos dá estímulo para continuar. A equipe do Equinovida e toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos estão lutando muito, dia a dia, para oferecer mais qualidade de vida para os caxienses”, ressaltou Aline.

        Os benefícios das atividades oferecidas diariamente no Centro de Equoterapia e Reabilitação para Crianças com Necessidades Especiais são confirmados pelos pais das crianças atendidas pelo projeto. É o caso do casal Claudio e Patrícia, pais do pequeno Caio Miguel que tem Paralisia Cerebral e está há dois anos no Equinovida. “O projeto foi uma mudança na vida do Caio e na nossa. Ele aceitou muito bem o tratamento, o que não conseguimos em outros lugares. O Caio melhorou muito depois que entrou aqui. O trabalho de Equinoterapia é muito especial para essas crianças”, relata emocionada a mãe Claudia.

        Em outro depoimento, o casal Maria Cristina e Leandro também destacou o atendimento. Eles são pais de Mariana, que tem 4 anos, e está há apenas um mês.
“Sempre ouviu falar muito bem do projeto e ficamos esperando ansiosamente uma vaga para Mariana. Estávamos buscando um lugar que oferecesse especialidades que pudessem melhorar a qualidade de vida da nossa filha. Aqui, encontramos tudo gratuitamente. Ela adora montar nos cavalos. Vê-la feliz e acompanhar o seu desenvolvimento não tem preço”, revela o casal.


Como participar

        O projeto Equinovida abre vagas todos os anos para atender novas crianças portadoras de deficiência, atendendo a uma fila de espera. A medida que os pacientes têm alta, atingem a idade máxima de 13 anos ou faltam três vezes seguidas, são abertas novas vagas. Para mais informações o interessado deve ligar para 3653-6731.
O Centro de Equoterapia e Reabilitação para Crianças com Necessidades Especiais fica na Rua Márcio Santos Silva, 2.846 – Xerém. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

folder_openTags