access_time26/09/2017 13:20

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da SMCT – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do RJ e com o Ministério do Turismo, anuncia a abertura de inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade EAD – Ensino à Distância, promovidos pelo Programa de Regionalização do Pronatec Turismo. As vagas são para todos os moradores de Duque e Caxias que tenham iniciado os estudos no ensino fundamental e que tenham no mínimo 15 anos de idade. O aluno tem que ter acesso a internet para acompanhar as aulas. Só é permitida uma inscrição por aluno (validado pelo CPF) e cada aluno só pode escolher um Curso. AS PRÉ-INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS PRONATEC SE ENCERRAM A MEIA-NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA (02/10) . Consulte a lista, escolha seu curso e inscreva-se.

Servidores que não fizeram o recadastramento ficarão sem o pagamento a partir do mês de setembro

access_time13/10/2017 14:47

A Prefeitura vai suspender o pagamento a partir do mês de setembro de 339 servidores ativos e cargos comissionados que não se recadastraram nos meses de fevereiro a abril. A relação com o nome dos servidores foi encaminhada pela Secretaria Municipal de Administração a Secretaria Municipal de Fazenda para suspender o depóisito bancário. A relação com o nome dos servidores não recadastrados foi publicada no Boletim Oficial 6.467 que estará disponível na internet a partir desta segunda-feira (16/10). Confira: LEIA MAIS

PROJETO EQUINOVIDA COMEMORA DEZ ANOS DE TRABALHO NA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS ESPECIAIS

person access_time06/09/2017 10:15

Há pouco mais de dez anos, em junho de 2007, era inaugurado o projeto Equinovida, o primeiro Centro de Equoterapia e Reabilitação para Crianças com Necessidades Especiais do município de Duque de Caxias. Desde então, o projeto Equinovida, desenvolvido em Xerém pela Prefeitura Municipal de Duque de Caxias em parceria com o Parque Ana Dantas, tem mudado a vida de muitas famílias. O projeto atende gratuitamente crianças até 13 anos, oferecendo serviços gratuitos de equoterapia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, pedagogia, pré-esportivo e assistência social.

Na celebração pelos dez anos do projeto, o prefeito Washington Reis visitou o espaço onde até hoje funciona o Centro Equinovida e conversou com pais e funcionários, além de acompanhar uma sessão de Equoterapia. “Estávamos contando os dias para retomar este projeto, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Investimos muito amor, profissionalismo e esperança neste projeto no meu primeiro mandato, mas nos últimos anos ele não recebeu a atenção que merece. Já passaram por aqui centenas de crianças especiais e que tiveram a oportunidade de receber um tratamento digno e melhorar a sua qualidade de vida. Assim que assumi a prefeitura, retomamos a parceria com o Parque Ana Dantas, que nos cede o espaço e os animais treinados. O projeto atende hoje mais de 220 crianças gratuitamente. E a tendência, com o trabalho e o comprometimento dos profissionais, é que esse número cresça a cada dia”, destacou o prefeito Washington Reis.

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo treinado para proporcionar maiores benefícios nos tratamentos físico, psicológico, emocional e cognitivo dos pacientes. Os resultados vão desde a superação de suas limitações físicas e motoras e para um melhor convívio social. Para a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Ferreira, “Esse é um projeto maravilhoso, que temos grande satisfação em desenvolver. Ver essas crianças evoluindo e superando suas dificuldades é muito bonito e nos dá estímulo para continuar. A equipe do Equinovida e toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos estão lutando muito, dia a dia, para oferecer mais qualidade de vida para os caxienses”, ressaltou Aline.

Os benefícios das atividades oferecidas diariamente no Centro de Equoterapia e Reabilitação para Crianças com Necessidades Especiais são confirmados pelos pais das crianças atendidas pelo projeto. É o caso do casal Claudio e Patrícia, pais do pequeno Caio Miguel que tem Paralisia Cerebral e está há dois anos no Equinovida. “O projeto foi uma mudança na vida do Caio e na nossa. Ele aceitou muito bem o tratamento, o que não conseguimos em outros lugares. O Caio melhorou muito depois que entrou aqui. O trabalho de Equinoterapia é muito especial para essas crianças”, relata emocionada a mãe Claudia.

Em outro depoimento, o casal Maria Cristina e Leandro também destacou o atendimento. Eles são pais de Mariana, que tem 4 anos, e está há apenas um mês.
“Sempre ouviu falar muito bem do projeto e ficamos esperando ansiosamente uma vaga para Mariana. Estávamos buscando um lugar que oferecesse especialidades que pudessem melhorar a qualidade de vida da nossa filha. Aqui, encontramos tudo gratuitamente. Ela adora montar nos cavalos. Vê-la feliz e acompanhar o seu desenvolvimento não tem preço”, revela o casal.

Como participar

O projeto Equinovida abre vagas todos os anos para atender novas crianças portadoras de deficiência, atendendo a uma fila de espera. A medida que os pacientes têm alta, atingem a idade máxima de 13 anos ou faltam três vezes seguidas, são abertas novas vagas. Para mais informações o interessado deve ligar para 3653-6731.
O Centro de Equoterapia e Reabilitação para Crianças com Necessidades Especiais fica na Rua Márcio Santos Silva, 2.846 – Xerém. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.