PROFISSIONAIS DE SAÚDE DEBATEM O ATENDIMENTO HUMANIZADO NAS UNIDADES DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE DE DUQUE DE CAXIAS

person access_time22/12/2017 16:00

No campo da atenção em saúde, o termo humanização tem sido utilizado com diferentes significados e entendimentos.

A humanização, que antes estava relacionada a movimentos religiosos, filantrópicos e paternalistas, tem o seu conceito modificado no decorrer dos últimos anos. Atualmente, é entendida como a capacidade de ofertar atendimento de qualidade, articulando os avanços tecnológicos, com acolhimento, com melhoria dos ambientes de cuidado e das condições de trabalho dos trabalhadores.

Foi pensando nisso que, nesta quinta-feira, 21/12, a secretaria municipal de Saúde, através dos Departamentos de Humanização e de Atenção Primária realizou o Colóquio Atendimento Humanizado, no auditório do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. Participaram do encontro cerca de 70 profissionais da rede de saúde do município, que receberam palestras sobre os temas: Bate papo sobre atendimento humanizado, com Cap. BM Felipe Assumpção (CBMERJ); Humanização Desafio e Relato de Experiência, com Dra. Mirela Giongo (UFRJ); Implantação de ACCR em todas as unidades de atenção Primária, com Dr. Diogo Marinho (DAP/SMSDC) e Dra. Michelli (DAP/SMSDC); e O que fazer quando eu não quero ouvir, com Dr. Fábio Borges (SMSDC).

O encontro contou ainda com a presença da Diretora de Humanização do município, Maria Amélia Purcino; da Coordenadora de Humanização, Suzi Silva; do Conselho Municipal de Saúde; da Diretora do HMMRC, Dra. Patrícia Neves e da Diretora do Departamento de Atenção Primária, Dra. Flávia Alves da Costa.