access_time26/09/2017 13:20

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da SMCT – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do RJ e com o Ministério do Turismo, anuncia a abertura de inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade EAD – Ensino à Distância, promovidos pelo Programa de Regionalização do Pronatec Turismo. As vagas são para todos os moradores de Duque e Caxias que tenham iniciado os estudos no ensino fundamental e que tenham no mínimo 15 anos de idade. O aluno tem que ter acesso a internet para acompanhar as aulas. Só é permitida uma inscrição por aluno (validado pelo CPF) e cada aluno só pode escolher um Curso. AS PRÉ-INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS PRONATEC SE ENCERRAM A MEIA-NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA (02/10) . Consulte a lista, escolha seu curso e inscreva-se.

Servidores que não fizeram o recadastramento ficarão sem o pagamento a partir do mês de setembro

access_time13/10/2017 14:47

A Prefeitura vai suspender o pagamento a partir do mês de setembro de 339 servidores ativos e cargos comissionados que não se recadastraram nos meses de fevereiro a abril. A relação com o nome dos servidores foi encaminhada pela Secretaria Municipal de Administração a Secretaria Municipal de Fazenda para suspender o depóisito bancário. A relação com o nome dos servidores não recadastrados foi publicada no Boletim Oficial 6.467 que estará disponível na internet a partir desta segunda-feira (16/10). Confira: LEIA MAIS

PREFEITURA PRORROGA AS INSCRIÇÕES PARA NOVOS CURSOS EM DUQUE DE CAXIAS

person access_time17/10/2017 16:31

São oferecidas um pouco mais de 5.000 vagas em cursos gratuitos

A Prefeitura de Duque de Caxias está prorrogando até o dia 23 as inscrições para novos cursos nas áreas de ciência e tecnologia na FUNDEC. As aulas acontecerão através de uma parceria entre a FUNDEC e a Cisco Networking Academy – NetAcad, uma das mais inovadoras e respeitadas companhias da indústria de alta tecnologia do mundo. Estão sendo oferecidas cerca de cinco mil vagas para ensino a distância e as aulas começaram no dia 16/10. Com a parceria, formou-se a Academia Cisco Fundec e a Fundação passou a gerenciar os cursos da Cisco no estado do Rio de Janeiro.

O acordo trata da realização de cursos livres totalmente online nas áreas de Empreendedorismo e Tecnologia da Informação (Get Connected e Internet das Coisas). Na iniciativa privada, cada um desses módulos costuma ser oferecido com um custo médio de R$4 mil. Na Fundec, os mesmos são gratuitos e se transformam em grandes oportunidades para os cursistas. No próximo ano, a parceria garantirá a oferta de mais cinco módulos de capacitação profissional em TI, como Linguagem de Programação e Rede.

Os cursos oferecidos são de curta duração e cada período dura em torno de seis semanas. Os módulos de alfabetização digital proporcionam atualização, aperfeiçoamento e ampliação dos conhecimentos profissionais dos alunos de diferentes áreas. Os interessados devem possuir conta de e-mail para cadastro na plataforma NetAcad e computador com conexão à internet, para acesso ao curso na plataforma de aprendizagem. Recomenda-se a dedicação de cerca de cinco horas de estudos semanais.

Essa é mais uma iniciativa do prefeito Washington Reis. “A Fundec foi criada no nosso primeiro governo e sempre foi um sonho para mim. Através dela, promovemos grandes inovações para a nossa cidade, como a chegada do Instituto Federal e do Colégio Pedro II. Temos ampliado os convênios e parcerias com as secretarias municipais e diversas instituições públicas e privadas, com o objetivo de atender cada vez melhor aos cidadãos de Duque de Caxias”, ressaltou Washington.

Quem tiver interesse em se inscrever, deve procurar as unidades participantes da Fundec nas localidades: Dr. Laureano, Gramacho, Imbariê, Parque Lafaiete, Pilar, Tamoio, Fundec Polo Social e Igreja Metodista Wesleyana. Os alunos, com idade mínima de 14 anos, deverão dirigir-se à essas unidades, munidos de identidade e CPF. Na ocasião, receberão um token, equipamento que garantirá o acesso à plataforma digital. Após a inscrição, as aulas serão todas online e os alunos só retornarão às unidades ao final do módulo, para retirada do certificado de conclusão.

Conheça os cursos:

O módulo Get Connected é um curso de introdução à informática, em um formato de história em quadrinhos com áudios narrados. Ajuda os alunos a utilizar o computador e se conectar à internet. O curso Empreendedorismo ensina habilidades, comportamentos e atitudes de negócios financeiros, para ajudar os alunos a desenvolver uma mentalidade empresarial. Já o módulo Internet das Coisas, fornece uma visão geral dos conceitos e desafios da economia digital quando pessoas, processos, dados e coisas se conectam.

Saiba mais sobre a FUNDEC:

A FUNDEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias – conta com 19 unidades em todo o município, sendo três unidades móveis, e oferece 49 cursos classificados como instrumentais, preparatórios e de qualificação. Somente no primeiro semestre deste ano, foram oferecidas 6.615 vagas para alunos em todas as unidades.