PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS RECEBERÁ TRIBUTOS SOBRE SERVIÇOS CEMITERIAIS

person access_time08/02/2018 17:00

Nesta quarta-feira, 07/02, a Prefeitura de Duque de Caxias obteve na justiça o direito de cobrar os débitos referentes às taxas cemiteriais devidas pela empresa que possui a concessão dos serviços cemiteriais e funerários na cidade, nos últimos cinco anos. Até ontem, devido à concessão, uma ação impedia a Prefeitura de cobrar tais taxas. Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento irá apurar os valores correspondentes aos recolhimentos tributários e acionar a empresa para que a mesma efetue o pagamento.

Desde que assumiu o governo, em janeiro de 2017, o prefeito Washington Reis vem lutando para melhorar os serviços funerários e cemiteriais no município, já que a empresa que detém a concessão presta um serviço desrespeitoso e desumano à população. A permissão para exploração dos serviços foi concedida à empresa no governo do ex-prefeito Zito e, desde então, os caxienses sofrem para conseguir se despedir dos seus entes queridos de maneira digna. Mesmo quem comprova não ter condições de pagar pelos sepultamentos precisa desembolsar valores altos para  sepultar seus conhecidos nos cemitérios da cidade.

Enquanto não obtém o cancelamento da concessão na justiça, a Prefeitura está construindo o novo cemitério público municipal, às margens da Rodovia Washington Luís, onde os moradores de Duque de Caxias poderão, em breve, sepultar familiares e amigos gratuitamente, com todo conforto e tranquilidade. O novo cemitério terá gavetas verticais e não oferecerá risco de contaminação do solo.

Além da obra para construção do novo cemitério, a Prefeitura toma outras iniciativas importantes. Através das secretarias municipais de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Segurança, realiza vistorias de rotina para fiscalização ambiental e de serviços públicos nos cinco cemitérios existentes no município.