PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS REALIZA SIMPÓSIO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO NEUR/SAMU DC

person access_time03/12/2018 16:37

A Prefeitura de Duque de Caxias, através do Núcleo de Educação em Urgência (NEUR) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Duque de Caxias (SAMU 192 – DC), realizou no dia 21 de novembro, o V Simpósio de Urgência e Emergência do NEUR/ SAMU192 DC. O simpósio, realizado no auditório do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, teve como tema "Tendências de cuidados nas emergências e as interfaces entre o pré e intra-hospitalar".

O simpósio contou com a presença de profissionais de referência nas áreas de Urgência e Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar – APH. A cerimônia de abertura contou com a presença do Secretário municipal de Saúde, Dr. José Carlos; do representante da Coordenação Médica do SAMU, Dr. Fábio Nardi; da Coordenadora do NEUR/ SAMU, Enfª Claudia Fidelis Basilio; do Coordenador de Enfermagem do SAMU, Enfº Alan Barbosa; do representante do Curso de Enfermagem da Unigranrio-DC, Profª Enfa. Taísa Diva; da Diretora Geral do HMMRC, Drª Patrícia Neves Gomes; da Diretora de Enfermagem do HMMRC, Enfª Elisangela Luíza; do representante do Cofen e Coren RJ, Drº Gilson Hanszman; da Enfª Glaucia Pessoa de Queirós, Diretora do Deptº de Monitoramento e Regulação da SMS; e da Enfª Patrícia Priori, Coordenadora de Regulação da SMS.

Após a cerimônia de abertura, o público assistiu a uma mesa redonda sobre o tema “Enfermagem militar: perfil da enfermagem no âmbito das instituições militares”, com a participação do Major BM Enfº Flávio Sampaio, do CBMERJ – Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-hospitalar (CEPAP); Major PMERJ Enfª Maria Estela, do Comando de Operações Especiais (COE); e da 2° Tenente do Exército Brasileiro Enfª Raphaela Casemiro, do Hospital Militar de Resende/Central de Regulação. A mesa foi mediada pelo Ten. Cel. BM Enfº Gilson Hanszman (Diretoria Geral de Saúde – CBMERJ). Em seguida a Dra. Clara Lúcia Correa, Subsecretária de Monitoramento da SMS (Regulação e Fiscalização), deu uma palavra de saudação aos presentes.

Durante o decorrer do dia, os palestrantes do V Simpósio de Urgência e Emergência do NEUR/ SAMU192 DC, abordaram os seguintes temas: “Afogamento: classificação e atendimento no suporte básico de vida” (ministrada pelo Coronel BM Enfermeiro José Márcio da Silva Silveira); “Manejo da coluna vertebral no trauma: Quando e como?” (ministrada pelo 1º Ten. BM Enfº Wesley Pinto, 2º Secretário do Departamento de Enfermagem da Abramed; “Característica e conduta assistencial frente a violência urbana: uma realidade no APH” (Major PMERJ Enfª Maria Estela /COE); “Assistência ao parto de emergência no APH” (1º Ten. BM Enfº Rodrigo Lyra, do Grupamento de Operações Aéreas do CBMERJ); “Identificação do cenário e APH em situações com produtos perigosos” (1º Ten. BM Enfº Vasconcelos, da Seção de Ensino do GSE CBMERJ); “Emprego do aeromédico em situações de múltiplas vitimas: Otimizando o tempo resposta” (Capitão BM Enfº Wagner Bonin, do Grupamento de Operações Aéreas do CBMERJ); “Protocolos de sépse e dor torácica: Aplicabilidade nas unidades de Urgência e Emergência” (Cap. BM Élvis Silveira / GOA); e “Fórum de simulação realística: Aspectos éticos na Sala de Emergência” (Drª Lilian Prates Belém Berhing, membro da Comissão de Ética, Urgência e Emergência do Cofen e Dr. Gilson Hanzman, membro da Comissão de Ética, Urgência e Emergência do Cofen).

Ao final do evento, a Enfª Claudia Fidelis fez uma rápida apresentação do trabalho desenvolvido pelo NEUR/SAMU nas escolas e na comunidade, agradeceu a todos que participaram, convidou a equipe organizadora, as acadêmicas de Enfermagem Unigranrio, Bruna Nobre, Juliana Gomes e Priscila Sumas, os profissionais da equipe do SAMU presentes no evento formam homenageados com uma lembrança do V Simpósio. Um delicioso bolo foi servido marcando o encerramento do evento.
Ainda como parte da programação, foi servido um delicioso Coffee Break para os presentes que também participaram do lançamento e sorteio do livro “Enfermagem no Trauma: Atendimento Pré e Intra-Hospitalar”, da editora Moriá.

A comissão organizadora do V Simpósio de Urgência e Emergência do NEUR/ SAMU192 DC foi formada pela Coordenadora do NEUR/SAMU, Enfª Claudia Fidelis Basilio; Instrutor do NEUR, Enfº Daniel Laprovita; o instrutor do NEUR, Adriano Valença; Coordenador Médico do SAMU, Drº Diego Vieira Mendes; o Coordenador de Enfermagem do SAMU, Enfº Alan Barbosa, Enfº João do Nascimento; Enfº Fábio Guilherme e Profª da Unigranrio, Enfª Taísa Diva.