access_time26/09/2017 13:20

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da SMCT – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do RJ e com o Ministério do Turismo, anuncia a abertura de inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade EAD – Ensino à Distância, promovidos pelo Programa de Regionalização do Pronatec Turismo. As vagas são para todos os moradores de Duque e Caxias que tenham iniciado os estudos no ensino fundamental e que tenham no mínimo 15 anos de idade. O aluno tem que ter acesso a internet para acompanhar as aulas. Só é permitida uma inscrição por aluno (validado pelo CPF) e cada aluno só pode escolher um Curso. AS PRÉ-INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS PRONATEC SE ENCERRAM A MEIA-NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA (02/10) . Consulte a lista, escolha seu curso e inscreva-se.

Servidores que não fizeram o recadastramento ficarão sem o pagamento a partir do mês de setembro

access_time13/10/2017 14:47

A Prefeitura vai suspender o pagamento a partir do mês de setembro de 339 servidores ativos e cargos comissionados que não se recadastraram nos meses de fevereiro a abril. A relação com o nome dos servidores foi encaminhada pela Secretaria Municipal de Administração a Secretaria Municipal de Fazenda para suspender o depóisito bancário. A relação com o nome dos servidores não recadastrados foi publicada no Boletim Oficial 6.467 que estará disponível na internet a partir desta segunda-feira (16/10). Confira: LEIA MAIS

PROFESSOR DE HISTÓRIA DE DUQUE DE CAXIAS CONQUISTA PRÊMIO DO MEC

access_time31/10/2017 17:03

O professor de História, Guilherme Moerbeck, da rede municipal de ensino de Duque de Caxias, recebeu o prêmio da 10a Edição – 2017 – Professores do Brasil. Prof. Guilherme conquistou o segundo lugar da Etapa Estadual de Avaliação – Ensino Fundamental 6º ao 9º ano, com o projeto “Da Atenas antiga à Duque de Caxias: cosmogonias, alteridade e consciência histórica no 6º ano do ensino fundamental.”

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS REALIZA OPERAÇÃO DE COMBATE A CRIMES AMBIENTAIS EM JARDIM GRAMACHO

person access_time29/09/2017 11:45

A ação aconteceu em parceria com policiais civis da Delegacia de Meio Ambiente. Ao todo, foram mais de vinte caminhões parados na operação.

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem promovendo inúmeras ações de combate ao despejo irregular de lixo na cidade. Em mais uma iniciativa da SMMA, nesta quinta-feira, 28/09, uma operação surpreendeu a região de Jardim Gramacho onde, durante décadas, funcionou o aterro sanitário de mesmo nome. A operação foi conduzida por fiscais da Secretaria, em parceria com policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, e gerou importantes resultados.

"Fizemos uma minuciosa blitz nas entradas do bairro Jardim Gramacho. Os caminhões foram revistados e os motoristas tiveram que demonstrar a procedência dos materiais transportados. O Secretário Celso do Alba chegou à conclusão de que ainda existem pontos com lixões clandestinos em áreas dominadas pelo tráfico. Então, as operações continuarão, enquanto não conseguirmos acabar com estes depósitos irregulares de lixo", afirmou o subsecretarário de Meio Ambiente, Vitor Hugo Kaczmarkiewicz.
        Ao todo, foram mais de vinte caminhões parados na operação. A maioria estava licenciada. Os agentes da SMMA acreditam que os primeiros motoristas que foram parados possam ter alertado os demais sobre a fiscalização, o que acabou inibindo a chegada de outros caminhões irregulares. Mesmo assim, a Secretaria conseguiu bons resultados, notificando algumas empresas e solicitando que as mesmas apresentem documentação para regularização junto à SMMA, já nesta sexta-feira (29). Foram apreendidas duas carretas, um caminhão basculante trucado e um caminhão poliguindaste duplo. Os motoristas que foram conduzidos à DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente), na Cidade da Polícia, apresentaram indícios de irregularidades com material para ser descarregado ilegalmente na região do antigo aterro sanitário.

Desde que foram encerradas as operações em Jardim Gramacho, em 2012, um acordo selado na época definiu que a Comlurb faria todo o acompanhamento e o monitoramento do passivo gerado no local, proveniente do lixo enterrado. O acordo diz ainda que a fiscalização ficou sob responsabilidade do INEA (Instituto Estadual do Ambiente). Porém, quando assumiu o governo municipal, o prefeito Washington Reis determinou que a equipe da SMMA também se mantenha atenta à questão, cabendo aos funcionários da Secretaria a tarefa de controlar a área e reforçar o trabalho já realizado pela Comlurb e INEA. Desde então, os servidores da prefeitura acompanham frequentemente a região e fazem os encaminhamentos necessários para as devidas providências, tanto para o INEA, quanto para o Ministério Público.

Para combater a propagação e o desenvolvimento de novos aterros e lixões clandestinos, a Prefeitura de Duque de Caxias realiza blitz de rotina para impedir que caminhões carregados de resíduos descarreguem em Jardim Gramacho. Só entram na área veículos contendo o manifesto de resíduos, que é o documento que acompanha o resíduo no seu transporte. Este documento identifica quem é o gerador, o transportador e quem será o destino final do resíduo. A Prefeitura só libera o caminhão quando o destino final do resíduo é uma área licenciada. Os caminhões que tentam entrar na região com resíduo para ser descartado em áreas não licenciadas, são multados e apreendidos. Além disso, são realizadas vistorias a partir de denúncias de moradores.