PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS PROMOVE CONSULTA PÚBLICA PARA ESCOLHA DE DIRETORES

person access_time11/12/2017 16:45

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, elegeu nos dias 07, 08 e 09 de dezembro, respectivamente, quinta-feira, sexta-feira e sábado, os novos diretores e vice-diretores das 178 Unidades Educacionais (Escolas Municipais, creches e CCAICS – Creche Centro de Atendimento à Infância Caxiense).

Participaram do processo de consulta pública os estudantes regularmente matriculados nas unidades de ensino a partir do 5º ano de escolaridade, pai, mãe ou responsável legal dos alunos da Educação Infantil ao 4º ano, sendo um único voto por família e servidores públicos municipais (professores e funcionários)

A professora Valeria Rodrigues Barthallo Dutra, dirigente de turno da Escola Municipal Professor Walter Russo de Souza, fez questão de votar e ainda destacou a importância efetiva de toda a comunidade escolar. Ela reforçou o comprometimento e o fortalecimento da gestão democrática nas escolas públicas do município de Duque de Caxias.

“A gestão democrática, como prática permanente, tem sido o instrumento necessário para a eleição de diretores se tornar algo presente na política educacional da cidade. Outro ponto que deve ser citado é a participação dos pais e dos alunos neste momento tão importante. Desta forma, democratiza as relações e estreita laços com a comunidade,” disse a professora Valéria Dutra.

A divulgação dos diretores e vice-diretores eleitos através da consulta pública seguirá o cronograma publicado no site da SME (www.smeduquedecaxias.rj.gov.br). O resultado da homologação será feito no dia 15 de dezembro, sexta-feira. O processo de consulta foi iniciado no dia 05 de outubro, com a divulgação do edital, publicação, elaboração do projeto de gestão e constituição da Comissão Eleitoral Local – CEL.