access_time26/09/2017 13:20

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da SMCT – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do RJ e com o Ministério do Turismo, anuncia a abertura de inscrições para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade EAD – Ensino à Distância, promovidos pelo Programa de Regionalização do Pronatec Turismo. As vagas são para todos os moradores de Duque e Caxias que tenham iniciado os estudos no ensino fundamental e que tenham no mínimo 15 anos de idade. O aluno tem que ter acesso a internet para acompanhar as aulas. Só é permitida uma inscrição por aluno (validado pelo CPF) e cada aluno só pode escolher um Curso. AS PRÉ-INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS PRONATEC SE ENCERRAM A MEIA-NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA (02/10) . Consulte a lista, escolha seu curso e inscreva-se.

Servidores que não fizeram o recadastramento ficarão sem o pagamento a partir do mês de setembro

access_time13/10/2017 14:47

A Prefeitura vai suspender o pagamento a partir do mês de setembro de 339 servidores ativos e cargos comissionados que não se recadastraram nos meses de fevereiro a abril. A relação com o nome dos servidores foi encaminhada pela Secretaria Municipal de Administração a Secretaria Municipal de Fazenda para suspender o depóisito bancário. A relação com o nome dos servidores não recadastrados foi publicada no Boletim Oficial 6.467 que estará disponível na internet a partir desta segunda-feira (16/10). Confira: LEIA MAIS

GOVERNADOR VISITA AS OBRAS DO HOSPITAL DO OLHO DE DUQUE DE CAXIAS

access_time26/09/2017 15:19

As obras do Hospital Municipal do Olho Julio Cândido de Brito, em Duque de Caxias, estão em fase de conclusão. Nesta segunda-feira, 25/09, o prefeito Washington Reis recebeu o governador Luiz Fernando Pezão em uma visita à unidade que está sendo construída no bairro Dr. Laureano, primeiro distrito do município. Quando for inaugurada, a expectativa de atendimentos será de cerca de 3.700 consultas ambulatoriais, 3.100 exames e 990 cirurgias por mês.

PREFEITURA DE CAXIAS E INMETRO SELAM PARCERIA EM PROJETO PARA CRIAÇÃO DE ESCOLA MODELO NO MUNICÍPIO

person access_time19/02/2017 15:25

A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias (FUNDEC), estabeleceu mais uma importante parceria em busca de uma educação pública de qualidade para os caxienses. Trata-se de um trabalho experimental de iniciação científica com estudantes da rede em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). A iniciativa será desenvolvida em uma escola municipal que está sendo construída, às margens da Rodovia Washington Luís, na altura do bairro Jardim Gramacho. A unidade servirá de piloto para o projeto e seguirá importantes padrões de qualidade.

Na manhã desta quinta-feira (16), foi dado mais um passo decisivo para a formação do convênio, com a visita do prefeito Washington Reis à sede do INMETRO, localizado em Xerém, 4º Distrito de Duque de Caxias, onde foi recebido pelo presidente da instituição, prof. Carlos Augusto Azevedo. Participaram do encontro o presidente da FUNDEC, Joilson Cardoso, e o Deputado Estadual Rosenverg Reis. Na ocasião, foram estabelecidos os principais objetivos da parceria entre a PMDC e o INMETRO, entre eles, a criação da Escola Modelo, o desenvolvimento de cursos profissionalizantes, a criação da escola automotiva, o programa de visitas de alunos da rede municipal de ensino às dependências e laboratórios do INMETRO.

As três entidades irão trabalhar em parceria com o objetivo de formar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, para que tenham possibilidade de avançar além do nível técnico, formando uma nova geração de Doutores em Metrologia. O desafio será promover a introdução dos alunos à Ciência e Tecnologia e iniciar uma vocação em cima da capacidade desenvolvida pelos estudantes. As ações serão desenvolvidas em conjunto, a partir de atividades atraentes, que despertem o gosto e o prazer de estudar, respeitando os conhecimentos e competências de cada ente envolvido e os saberes adquiridos pelos alunos.

O projeto educacional inovador ganha um grande reforço com o apoio do Deputado Estadual Rosenverg Reis, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da ALERJ, através de apresentação de Emendas Parlamentares e projetos junto ao Governo Estadual.

Saiba mais sobre a metrologia

A metrologia é a ciência das medições e suas aplicações, engloba todos os aspectos teóricos e práticos da medição, qualquer que seja a incerteza e o campo de aplicação. Medições e metrologia são essenciais a quase todos os aspectos dos empreendimentos humanos, pois são utilizados em atividades que incluem o controle da produção, a avaliação da qualidade do meio ambiente, da saúde e da segurança, e da qualidade de materiais, comida e outros produtos para garantir práticas seguras de comércio e a proteção ao consumidor, por exemplo. Ferramenta fundamental no crescimento e inovação tecnológica, promove a competitividade e cria um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e industrial