PREFEITURA CONVOCA PROFESSORES PARA SUPRIR NECESSIDADE DAS ESCOLAS

person access_time08/12/2017 10:45

A Prefeitura de Duque de Caxias vem fazendo um grande esforço orçamentário para quitar todas as dívidas herdadas da antiga administração. Desde o início do ano, por determinação do prefeito Washington Reis, a prioridade do governo municipal é o pagamento das folhas de salários dos servidores municipais. Em 12 meses de trabalho, a PMDC realizou o pagamento de 14 folhas, incluindo os meses de outubro, novembro, dezembro e o 13º salário de 2016. Diante de todas as dificuldades enfrentadas em decorrência da grave crise financeira que afeta o município, todos os esforços têm sido feitos para economizar nos gastos, garantir a continuidade na prestação dos serviços públicos e no pagamento dos salários.

No Boletim Oficial nº 6482, de 30 de novembro de 2017, a Prefeitura publicou as Portarias de nº 1042, 1043, 1044, 1045, 1046, 1047, 1048, 1049, 1050, 1051, 1052 e 1053/SMA/2017, retirando a concessão de licença sindical para nove profissionais da Educação lotados no Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE/Núcleo Duque de Caxias). Com a decisão, válida a partir do dia 01 de dezembro, os funcionários, entre eles uma merendeira e oito professores, retornaram às suas funções originais nas escolas da rede municipal de ensino.

A medida tem o objetivo de suprir a carência de profissionais nas escolas e reduzir o custo com aulas extras concedidas aos professores que antes ocupavam as vagas ociosas, em virtude das licenças sindicais. Somente em 2017, a Prefeitura de Duque de Caxias investiu R$1.004.702,45 para o pagamento dos salários desses servidores, enquanto os mesmos estavam à disposição do Sindicato. Um desses profissionais estava há 12 anos no SEPE; outro, recebeu aproximadamente R$ 234 mil ao ano mesmo sem atuar nenhum dia em sala de aula.

Em um período de grandes dificuldades financeiras, mais do que nunca, a Prefeitura precisa priorizar o atendimento aos estudantes. O retorno dos profissionais às unidades escolares representa uma importante medida de economia, além de garantir a continuidade dos estudos de cerca de 80 mil alunos da rede municipal de ensino.