PMDC E UNIGRANRIO PROMOVEM AÇÃO PARA MONITORAMENTO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

person access_time24/11/2017 12:30

A Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, representado pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS) em parceria com a UNIGRANRIO visitou recentemente unidades das Creches e Centro de Atendimento à Infância Caxiense (CCAIC), dando continuidade às etapas previstas do Projeto “Avaliação do perfil das crianças matriculadas nas unidades CCAIC”. Os técnicos do DESANS coordenaram a coleta de dados realizada pelas acadêmicas do curso de Nutrição da UNIGRANRIO, entrevistando os responsáveis pelos alunos e realizando a avaliação antropométrica, seguida de avaliação do estado nutricional. Essas ações visam levantar informações para aprimorar o trabalho intersetorial realizado nos CCAICs e atender às Metas do 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Lei nº 2718 de 27 de Dezembro de 2016, relacionadas a estes equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional.

A parceria com o Curso de Nutrição da UNIGRANRIO contribui para o processo de formação profissional e pessoal dos acadêmicos ampliando seus conhecimentos técnicos e vivenciais, proporcionando-os contato direto com os sujeitos de direitos das políticas públicas, levando-os a refletir sobre as diferentes estratégias e possibilidades a serem adotadas para uma melhor efetivação da Política de SAN no município.
Até o momento, a equipe visitou três unidades: CCAIC Campos Eliseos, CCAIC Jardim Gramacho e CCAIC Jardim Anhangá, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, tendo avaliado 90 crianças. As próximas unidades receberão a equipe nas seguintes datas:

CCAIC Olavo Bilac – 24 de novembro
CCAIC Amapá – 29 de novembro
CCAIC Xerém – 06 de dezembro
CCAIC Parque Muísa – 08 de dezembro

Além disso, a equipe retornará a todas as Unidades CCAIC no mês de dezembro, visando avaliar os alunos e entrevistar os responsáveis que não compareceram na primeira visita. O cronograma previsto para a segunda etapa de coletas de dados:

CCAIC Campos Elíseos – 04 de dezembro
CCAIC Jardim Anhangá – 11 de dezembro