PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DE CAXIAS ENTRA NA FASE FINAL DE ELABORAÇÃO

person access_time22/11/2017 13:45
A Prefeitura de Duque de Caxias apresenta nesta quinta-feira (23/11), às 18h no auditório da Unigranrio, o texto do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB/DC), elaborado pelas secretarias de Urbanismo e Habitação, de Obras e de Meio Ambiente, com a participação da sociedade civil que contribuiu, discutiu propostas e as prioridades de investimentos  no planejamento do abastecimento  de água, esgotamento sanitário e drenagem do Município.  A última audiência, segundo o secretário de Urbanismo e Habitação, Leandro Guimarães, será a mais importante porque vai recolher as últimas propostas para finalização do documento.

O PMSB/DC, que está sendo elaborado pelo  consórcio SERPEN/COBA,  contratado pela prefeitura, depois de finalizado será apresentado aos vereadores no dia 05 de dezembro e posteriormente votado pelo legislativo. Para construção do Plano Municipal de Saneamento Básico foram realizadas a partir de setembro oficinas e audiências públicas nos quatro distritos. Durante os encontros com a sociedade civil foram discutidas as metas e as propostas que atendam o previsto na Política Nacional de Saneamento atendendo  à Lei Federal 11.445/2007 e ao Decreto nº 7.217/2010.

Uma das mais importantes cidades da região Metropolitana, Duque de Caxias, tem uma população, segundo o IBGE (Censo 2016) de  886.917 habitantes e necesita de um plano de saneamento básico que atenda às suas necessidades, principalmente no que se refere ao abastecimento de água drenagem e esgotamento sanitário. Todas as informações sobre o PMSB/DC estão no site http://planodesaneamentobdc.org. Os interessados poderão obter esclarecimentos também através do e-mail planodesaneamento@duquedecaxias.rj.gov.br ou pelos telefones 2776-0388, 2773-01815 e 2773-0086.